A “BATALHA DA DI DEUS” COMO PRÁTICA EDUCATIVA: UMA INTERAÇÃO ENTRE VOZES NÃO-IGUAIS

Autores

  • José Carlos Teixeira Júnior Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.33794

Palavras-chave:

Educação. Música. Batalha de rima.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal discutir algumas questões que tecem o entendimento da Batalha da Di Deus, uma batalha de rima realizada na Cidade de Deus, como uma prática educativa. Este entendimento justifica-se, basicamente, pelos argumentos de que a educação não está limitada aos muros da educação escolar e de que a prática musical apresenta-se como um posicionamento epistêmico fértil na emergência das complexas relações entre conhecimento, política e estética que tecem diferentes tempos-espaços educativos. Assim, sob uma perspectiva bakhtiniana de polifonia, buscaremos mostrar que a Batalha da Di Deus consiste em um movimento de interação entre vozes não-iguais, um movimento realizado no contraponto de importantes processos que tecem a cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

José Carlos Teixeira Júnior, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pelo PROPED/UERJ. Mestre em Musicologia pelo PPGM/UFRJ. Bacharelado em Música pela Escola de Música da UFRJ. Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

TEIXEIRA JÚNIOR, José Carlos. A “BATALHA DA DI DEUS” COMO PRÁTICA EDUCATIVA: UMA INTERAÇÃO ENTRE VOZES NÃO-IGUAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 244–258, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.33794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/33794. Acesso em: 2 maio. 2025.