A necessidade da criação de uma jurisdição ambiental brasileira autopoiética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2025.77456

Palavras-chave:

Jurisdição ambiental, Autopoiese, Direito ambiental, Brasi, Efetividade

Resumo

A pouca efetividade do direito ambiental não corresponde à importância que este ramo do direito tem para a nossa sociedade e para o futuro do homem na terra. As questões ambientais ainda são pouco valorizadas na sociedade brasileira, isto é muitas vezes agravado pela forma como são enfrentadas pelos operadores do direito. Este artigo analisa a necessidade da criação de uma jurisdição ambiental brasileira autopoiética, argumentando que a atual estrutura judiciária carece da especialização e autonomia necessárias para a efetiva proteção do meio ambiente. Através de uma revisão bibliográfica crítica, análise de dados de ações civis públicas ambientais, o estudo demonstra a fragmentação e a ineficiência na resolução de conflitos ambientais no Brasil. A pesquisa argumenta que a criação de uma jurisdição ambiental autopoiética, com juízes especializados, tribunais específicos e autonomia para desenvolver suas próprias normas e procedimentos, fortalecerá a aplicação da legislação ambiental, conferindo maior efetividade à proteção do meio ambiente.

 

Biografia do Autor

Ana Keuly Luz Bezerra, Instituto Federal do Piauí, Campus Dirceu Arcoverde, PI

Docente do eixo tecnológico de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí - Campus Dirceu Arcoverde. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Doutora e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI. Graduada em Administração e Direito. Especialista em Administração Hospitalar e Direito Processual Civil. 

José Machado Moita Neto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR

Pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Professor voluntário e orientador de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede Prodema). Doutor em Ciências (UNICAMP, 1994). Professor titular da Universidade Federal do Piauí (aposentado). Interesse de Pesquisa: 1) Ciências Ambientais (Filosofia, Direito, Políticas Públicas, Análise do Discurso, Engenharia, Estatística); e 2) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Educação, Química, Coloides, Quântica, Polímeros, Superfícies, Materiais, Ensino). Avaliador do PNLD2021 (objetos 1 e 2). Avaliador de cursos INEP (Direito, Engenharia Civil, Química e Filosofia).

Downloads

Publicado

2026-01-14

Como Citar

Bezerra, A. K. L., & Moita Neto, J. M. (2026). A necessidade da criação de uma jurisdição ambiental brasileira autopoiética. REVISTA QUAESTIO IURIS, 18(1), 76–99. https://doi.org/10.12957/rqi.2025.77456