v. 22 n. 43 (2023): Lingua(gen)s em circulação: a linguagem como forma de acesso às instâncias cidadãs

					Visualizar v. 22 n. 43 (2023): Lingua(gen)s em circulação: a linguagem como forma de acesso às instâncias cidadãs

3º quad.: set. - dez./2023

Data da publicação: dez./2023

Publicado: 2023-12-23

Edição completa

Apresentação

  • Cultura, sociedade e poder: perspectivas e implicações

    Marcela Ansaloni de Azevedo, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, Lethicia Roberta Barros Gonçalves
    07 - 08
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.80512

Entrevista

  • L’analyse du discours à l’ère numérique: une interview avec Dominique Maingueneau

    Dominique Maingueneau, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, Paulo Cesar da Silva Lopes Junior , Lethicia Roberta Barros Gonçalves, Débora Leão
    09 - 42
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.80613

Dossiê

  • Imaginary formation and discursive ethos: a symbiotic relationship in Discourse Analysis

    Thiago Barbosa Soares
    43 - 59
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76917
  • Crenças linguísticas e preconceito linguístico: reflexões sobre a Sociolinguística Educacional no contexto da educação básica

    Fernanda Soares da SIlva Torres
    60 - 75
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77536
  • Da insurgência da mulher no discurso da canção: um estudo para a sala de aula

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Natália Costa Azevedo de Faria
    76 - 94
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78859
  • Liberdade de expressão e o estado democrático: um gesto interpretativo à luz da Análise de Discurso

    Bruno Gonçalves Lemos, Clóris Maria Freire Dorow
    95 - 117
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78874
  • O trabalho com a ortografia no livro didático do 4º e 5º ano: considerações à luz da sociolinguística

    Carla Giovana de Campos, Rafaela Cristine Merli, Leonardo Igor Rak
    118 - 143
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77063
  • Temáticas neoliberais em livros didáticos de ensino de alemão

    Rayanne Lira Favacho Caspary, Poliana Coeli Costa Arantes
    144 - 173
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970

Estudos de Língua

  • Análise do gênero artigo de opinião no livro didático à luz da análise crítica dos gêneros: contribuições para o ensino

    Rizia Amanda Pereira Ramos, Maria Verônica Monteiro Lima
    174 - 191
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78739
  • As relações extraconjugais e extraoficiais sob o crivo do tempo e do espaço: uma abordagem histórico-dialetológica envolvendo variedades de língua portuguesa

    Daniel Abud Marques Robbin
    192 - 223
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.64363
  • Descoberta e aceitação: relatos de experiência de um grupo de lésbicas e de gays

    Ana Beatriz Oliveira Ribeiro
    224 - 243
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70350
  • Multiletramentos em sala de aula: a construção de sentidos no hipertexto

    Estefani Gumiéro Costa, Cláudio Ricardo Corrêa
    244 - 270
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058
  • O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia

    Sandra Santella de Sousa
    271 - 290
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.61934
  • Relações entre cultura, multiletramentos e cognição: considerações na esfera da escola do campo

    Daiane Aparecida Martins, Isabel Cristina Cordeiro
    291 - 306
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.75491
  • Um cotejo entre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná

    Ellen Petrech Vasconcelos
    307 - 325
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78890

Resenhas

  • Revisão sistemática da monotongação de ditongos orais no português brasileiro

    Geicilayne Tavares Pelayes
    326 - 330
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76450

Sobre esta edição