Crenças linguísticas e preconceito linguístico: reflexões sobre a Sociolinguística Educacional no contexto da educação básica

Autores

  • Fernanda Soares da SIlva Torres Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77536

Palavras-chave:

Crenças linguísticas, Sociolinguística Educacional, Preconceito linguístico.

Resumo

Quando se fala em língua e representação, é comum que tais temas sejam pensados a partir de um viés subjetivo da linguagem. Relaciona-se a isso o estudo de crenças e atitudes linguísticas, assunto que já foi abordado por diferentes autores, como Cyranka (2007) e Pereira & Costa (2012). O presente artigo surge com a proposta de revisitar a temática das crenças linguísticas, discorrendo sobre um estudo da área da Sociolinguística Educacional, que foi desenvolvido em uma turma de sexto ano de ensino fundamental (Torres, 2014). Objetiva-se, dessa forma, provocar reflexões sobre a necessidade de inserir a Sociolinguística Educacional na educação básica como maneira de combater o preconceito linguístico no contexto escolar.

Biografia do Autor

Fernanda Soares da SIlva Torres, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Letras: Português/Italiano (UERJ), mestra em Linguística (UERJ) e doutoranda em Estudos de Linguagem (UFF). Além disso, tem experiência como corretora de redações em certames públicos federais e professora da educação básica e superior.

 

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Torres, F. S. da S. (2023). Crenças linguísticas e preconceito linguístico: reflexões sobre a Sociolinguística Educacional no contexto da educação básica. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 60–75. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77536