Multiletramentos em sala de aula: a construção de sentidos no hipertexto
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058Palavras-chave:
construção de sentidos, gênero textual, hipertexto, notícia jornalística, multiletramentos.Resumo
Neste artigo investigou-se a construção de sentidos no hipertexto por meio do gênero textual notícia jornalística em um ambiente digital. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes acessaram uma notícia sobre a pandemia de Covid-19 fazendo uso de celulares conectados à internet, com conteúdo e ambiente supervionados. Ao longo do artigo, apresentam-se os dados gerados, as análises e a fundamentação que contou com autores como Cope e Kalantzis (2000, 2008, 2013), Freire (1987, 1996), Koch e Travaglia (2000, 2011), Marcuschi (2001, 2005, 2010), Possenti (2002), Rojo (2012), Santaella (2014) e Xavier (2010). Os resultados apontaram para a urgência de pedagogias que cooperem para os multiletramentos que se fazem necessários nesse início de século.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CINTRA, Anna Maria Marques. A leitura na educação continuada: uma reflexão. In: CINTRA, Anna Maria Marques. Ensino de língua portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Educ, 2008, p. 35-50.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies: New Literacies, New Learning. In: HAWKINS, M. R. (Org.). Framing Languages and Literacies: Socially Situated Views and Perspectives, New York: Routledge, 2013, p. 105-135.
COPE, Bill; KALATZIS, Mary. Language Educational and Multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Orgs.). Encyclopedia of Langage and Education, Springer, v. 1, 2008, p. 195-211.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, p. 121-234, 2000.
COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.
COSCARELLI, Carla Viana. Os dons do hipertexto. Littera: revista de Linguística e Literatura, Pedro Leopoldo, Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, v. 4, n. 4, p. 7-19, jul./dez. 2006.
COSTA, E. G. et al. Linguística textual e ensino de leitura sob a perspectiva Multimodal. SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ, v. 5, n. 12, p. 87-101, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KOCH, Ingedore G. V. Coerência e manutenção temática no hipertexto. Palestra proferida no Seminário Hipertexto: demandas teóricas e práticas. Recife, UFPE. Out. de 2000.
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A coerência no hipertexto. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005, p. 185-207.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-80.
POSSENTI, Sírio. Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido. In: POSSENTI, Sírio (Org.). Os limites do sentido. Curitiba: Criar, 2002, p. 205-226.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multileramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Redação e leitura: guia para o ensino. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SANTOS, E. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 17, p. 113-122, jan./jun., 2002.
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 207-220.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.