Multiletramentos em sala de aula: a construção de sentidos no hipertexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058

Palavras-chave:

construção de sentidos, gênero textual, hipertexto, notícia jornalística, multiletramentos.

Resumo

Neste artigo investigou-se a construção de sentidos no hipertexto por meio do gênero textual notícia jornalística em um ambiente digital. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes acessaram uma notícia sobre a pandemia de Covid-19 fazendo uso de celulares conectados à internet, com conteúdo e ambiente supervionados. Ao longo do artigo, apresentam-se os dados gerados, as análises e a fundamentação que contou com autores como Cope e Kalantzis (2000, 2008, 2013), Freire (1987, 1996), Koch e Travaglia (2000, 2011), Marcuschi (2001, 2005, 2010), Possenti (2002), Rojo (2012), Santaella (2014) e Xavier (2010). Os resultados apontaram para a urgência de pedagogias que cooperem para os multiletramentos que se fazem necessários nesse início de século.

Biografia do Autor

Estefani Gumiéro Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Estefani Gumiéro Costa é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC). Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas portuguesa e brasileira) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Especialista em Língua Portuguesa (Gramática) pela Faculdade de Educação São Luís, Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A área de interesse de seus estudos é voltada à descrição linguística e à cognição; descrição de processos cognitivos subjacentes à construção de sentidos (metáforas, metonímias e mesclagens conceptuais); relações entre linguagem e tecnologias da informação e comunicação; processos sociocognitivos de compreensão leitora.

Cláudio Ricardo Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ. Mestre em Letras (Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ (2016-2018). Bolsista FAPERJ - Programa Doutorado Nota 10. Atua como pesquisador investigando os seguintes temas: uso de tecnologias digitais para a aprendizagem de línguas adicionais, aprendizagem ubíqua, cibercultura, multiletramentos, gamificação, autonomia e autodidatismo no processo de aquisição linguística, processos cognitivos envolvidos na construção de sentido, modelos cognitivos idealizados (MCIs), esquemas imagéticos, metáfora, metonímia, integração conceptual e multimodalidade. Participa do grupo de pesquisa CNPq: EAL - Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias e do projeto de extensão CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital: O Desafio da Equidade na Formação de Professores de Línguas. É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1988) e licenciado em Língua Portuguesa - AVM - Instituto A Vez do Mestre/Cândido Mendes (2013).

Referências

CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Mapeamento e produção de sentido: os links no hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CINTRA, Anna Maria Marques. A leitura na educação continuada: uma reflexão. In: CINTRA, Anna Maria Marques. Ensino de língua portuguesa: reflexão e ação. São Paulo: Educ, 2008, p. 35-50.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies: New Literacies, New Learning. In: HAWKINS, M. R. (Org.). Framing Languages and Literacies: Socially Situated Views and Perspectives, New York: Routledge, 2013, p. 105-135.

COPE, Bill; KALATZIS, Mary. Language Educational and Multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, N. H. (Orgs.). Encyclopedia of Langage and Education, Springer, v. 1, 2008, p. 195-211.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Eds.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, p. 121-234, 2000.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007.

COSCARELLI, Carla Viana. Os dons do hipertexto. Littera: revista de Linguística e Literatura, Pedro Leopoldo, Faculdades Integradas Pedro Leopoldo, v. 4, n. 4, p. 7-19, jul./dez. 2006.

COSTA, E. G. et al. Linguística textual e ensino de leitura sob a perspectiva Multimodal. SEDA - Revista de Letras da Rural-RJ, v. 5, n. 12, p. 87-101, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KOCH, Ingedore G. V. Coerência e manutenção temática no hipertexto. Palestra proferida no Seminário Hipertexto: demandas teóricas e práticas. Recife, UFPE. Out. de 2000.

KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. A coerência no hipertexto. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005, p. 185-207.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-80.

POSSENTI, Sírio. Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido. In: POSSENTI, Sírio (Org.). Os limites do sentido. Curitiba: Criar, 2002, p. 205-226.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multileramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Redação e leitura: guia para o ensino. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

SANTOS, E. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 17, p. 113-122, jan./jun., 2002.

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

XAVIER, Antonio Carlos. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 207-220.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Costa, E. G., & Corrêa, C. R. (2023). Multiletramentos em sala de aula: a construção de sentidos no hipertexto. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 244–270. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.70058