Análise do gênero artigo de opinião no livro didático à luz da análise crítica dos gêneros: contribuições para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78739

Palavras-chave:

gênero textuais, ensino, livro didático.

Resumo

O artigo buscou investigar como o ensino do gênero textual artigo de opinião é proposto no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa: ensino fundamental do 9º ano, dos autores, Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirela Cleto (2018). Com base na análise crítica de gêneros, observamos se os métodos propostos no ensino desse gênero no livro didático em questão são apresentados de forma crítica e reflexiva. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se no arcabouço téorico da análise de gênero de Bakhtin (1997); principalmente, pelas contribuições da análise crítica do discurso, como Jonh Swales (1999); Bawarshi e Reiff (2013) e Bezerra (2012), que se orientam pela análise retórica e sociorretórica, e na Linguística Sistêmico Funcional (LSF), o que fortalece os argumentos em torno de um ensino eficaz do gênero e de suas habilidades ou habilidades cognitivas (BNCC, 2018). Concluímos que a abordagem no livro didático analisado não é suficiente para o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros, especificamente, do artigo de opinião.

Biografia do Autor

Rizia Amanda Pereira Ramos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda em Letras - Linguística - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Piauí. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD) e do grupo de pesquisa em Linguística Textual - (TEXTUALE); Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH); graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No mestrado, atua com pesquisas na área de Análise de Discurso materialista com ênfase no discurso humorístico e tem interesse pelos discursos midiáticos. Possui o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI.

Maria Verônica Monteiro Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda em Linguística (PPGL-UESPI). Membra do grupo de estudo TEXTUALE (UESPI). Graduada em Letras Português (UESPI); Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atua nas seguintes áreas de pesquisas: Linguística Textual (Referenciação, Acessibilidade dos Referentes, Argumentação, Discursos Midiáticos). Possui o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI

Referências

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ramos, R. A. P., & Lima, M. V. M. (2023). Análise do gênero artigo de opinião no livro didático à luz da análise crítica dos gêneros: contribuições para o ensino. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 174–191. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78739