Análise do gênero artigo de opinião no livro didático à luz da análise crítica dos gêneros: contribuições para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78739Palavras-chave:
gênero textuais, ensino, livro didático.Resumo
O artigo buscou investigar como o ensino do gênero textual artigo de opinião é proposto no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa: ensino fundamental do 9º ano, dos autores, Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirela Cleto (2018). Com base na análise crítica de gêneros, observamos se os métodos propostos no ensino desse gênero no livro didático em questão são apresentados de forma crítica e reflexiva. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se no arcabouço téorico da análise de gênero de Bakhtin (1997); principalmente, pelas contribuições da análise crítica do discurso, como Jonh Swales (1999); Bawarshi e Reiff (2013) e Bezerra (2012), que se orientam pela análise retórica e sociorretórica, e na Linguística Sistêmico Funcional (LSF), o que fortalece os argumentos em torno de um ensino eficaz do gênero e de suas habilidades ou habilidades cognitivas (BNCC, 2018). Concluímos que a abordagem no livro didático analisado não é suficiente para o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros, especificamente, do artigo de opinião.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mihkail. Estética da Criação Verbal. Trad. Marina Appenzellerl. 2º ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.
BATHIA, Vijay k. Análise de gênero hoje. In: BEZERRA, Benedito; BIAZZI, Bernadete Rodrigues; CAVALCANTE, Mônica Magalhães [orgs]. Genêros e sequências textuais. Recife: Edupe. 2009.
BAWASHI, Ani S. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino/ Anis S. Bawarshi, Mary Jo Reiff; tradução Benedito Gomes Bezerra. 1º ed. – São Paulo: Parábola, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria da
Educação Fundamental – Brasília: MEC/SF, 1998.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta) teóricas
e conceituais. 1º ed, São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, v. 12, n. 1, p. 231-249, 2012.
NOGUEIRA. Everaldo. Et al. Geração Alpha Língua Portuguesa: ensino fundamental: anos finais. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
SWALES. M.John. Genre Analysis. English in Academic and Research Settings. Cambridge: Cambridge University Press. 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.