Da insurgência da mulher no discurso da canção: um estudo para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.78859Palavras-chave:
canção, discurso, mulher, resistência, ensino.Resumo
Neste trabalho, analisamos sentidos de resistência da mulher na canção Meu Bem (Alvarenga et al., 2020), à luz do postulado da Análise do Discurso francesa e de algumas concepções que norteiam os estudos do letramento. Com isso, refletimos sobre o caráter relacional do poder e os efeitos de sentidos que emergem nos enunciados dessa canção. Destes, ecoam vozes insurgentes a modelos pré-estabelecidos que impuseram à mulher e ao seu corpo condições de existência, geralmente conduzidas pelo querer alheio. Observamos, nesse contexto, como o gênero canção possibilita ao sujeito escolar uma formação crítica, como efeito de seu vínculo com a experiência multissemiótica da leitura enquanto prática de resistência aos ditames sobre a aparência e a existência da mulher.
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