Relações entre cultura, multiletramentos e cognição: considerações na esfera da escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.75491

Palavras-chave:

educação no campo, cultura, cognição, multiletramentos.

Resumo

As escolas do campo em suas ideologias procuram formar alunos conscientes de seus papéis na sociedade, levando em conta sua história, sua cultura e as particularidades de cada comunidade, na qual essas instituições estão inseridas. Todavia, por inúmeros fatores, parte desses objetivos acabam se perdendo. O texto a seguir, por meio de pesquisa bibliográfica, principalmente em autores como Caldart (2011), Rojo (2012) e Martins (2019), busca investigar quais seriam as relações entre um trabalho com a pedagogia dos multiletramentos, os aspectos culturais de valorização do homem do campo e os processos cognitivos dos alunos inseridos na realidade da escola do campo. Como resultados e relações, a pesquisa argumenta que a cultura pode ser o elo entre a cognição, os multiletramentos e a valorização das práticas sociais que acontecem no contexto camponês.

Biografia do Autor

Daiane Aparecida Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL/UEL). 

Isabel Cristina Cordeiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UEL). 

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Martins, D. A., & Cordeiro, I. C. (2023). Relações entre cultura, multiletramentos e cognição: considerações na esfera da escola do campo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 291–306. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.75491