Relações entre cultura, multiletramentos e cognição: considerações na esfera da escola do campo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.75491Palavras-chave:
educação no campo, cultura, cognição, multiletramentos.Resumo
As escolas do campo em suas ideologias procuram formar alunos conscientes de seus papéis na sociedade, levando em conta sua história, sua cultura e as particularidades de cada comunidade, na qual essas instituições estão inseridas. Todavia, por inúmeros fatores, parte desses objetivos acabam se perdendo. O texto a seguir, por meio de pesquisa bibliográfica, principalmente em autores como Caldart (2011), Rojo (2012) e Martins (2019), busca investigar quais seriam as relações entre um trabalho com a pedagogia dos multiletramentos, os aspectos culturais de valorização do homem do campo e os processos cognitivos dos alunos inseridos na realidade da escola do campo. Como resultados e relações, a pesquisa argumenta que a cultura pode ser o elo entre a cognição, os multiletramentos e a valorização das práticas sociais que acontecem no contexto camponês.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (Org). Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 20/03/2023).
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002.
CALDART, Roseli S. Elementos para construção do projeto político pedagógico da educação do campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Cadernos Temáticos: Educação do Campo. Curitiba: SEED-PR, 2008. p. 23-34.
CALDART, Roseli S. Traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S. MOLINA, Mônica C. Por uma Educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 147-158.
FERREIRA, Cláudia C.; FONSECA, Natália A.; OLIVEIRA, Denise de A.S. Celebrar é preciso? Finados X Dia de Muertos: reflexão nas aulas de ELE sobre os bens culturais do Brasil e México. In: FERREIRA, Cláudia C.; MIRANDA, Caio V.M. (Re)visões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras/adicionais: conjugação entre teoria e prática. 1. ed., Campinas SP: Pontes Editores, 2020. p. 57-73.
GRUPO DE NOVA LONDRES. A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures, in: ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, 2021. p. 101-145. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578> Acesso em 20/03/2023.
LANGACKER, Ronald W. Culture, cognition and grammar. In: PÜTZ, Martin (ed.). Language Contact and Language Conflict. Amsterdam: John Benjamins, 1994.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A construção do mobiliário do mundo e da mente: linguagem, cultura e categorização. In: MIRANDA, N. S.; NAME, M. C. (orgs.). Linguística e cognição. Juiz de Fora: UFJF, 2005. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/337509025_MARCUSCHI_L_A_2007_Cognicao_Linguagem_e_Praticas_Interacionais>. Acesso em: 03/05/2023.
MARTINS, Daiane A. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. Disponível em: < https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655> Acesso em: 26/01/2022.
PARAQUETT, Márcia. O diálogo intercultural entre o português e o espanhol na América Latina. In: MENDES, Edleise (Org). Diálogos interculturais: ensino e formação em portugês língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 49-69.
PUZIOL, Jeinni. K. P. Políticas para educação do e no campo e os territórios de resistência do MST no Paraná: Forças contra-hegemônicas. Curitiba: Editora CRV, 2014.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SILVA, Augusto Soares da. Linguagem, Cultura e Cognição ou a Linguística Cognitiva. In: SILVA, Augusto Soares da; TORRES, Amadeu; GONÇALVES, Miguel (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição: Estudos de Linguística Cognitiva. Coimbra: Almedina, vol. I, 2004. p. 01-18
SOUZA, Maria. A. Práticas Educativas do/no campo. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2011.
SPERBER, D.; HIRSCHFELD, L. Culture, cognition, and evolution. In: WILSON, R.; KEIL, F. (eds). MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge: MIT University Press, 1999.
VANIN, Aline A. Língua, cognição e cultura: uma relação indissociável. Porto Alegre: Revista Letrônica, vol. 2, n. 1, 2009. p. 42 - 59. Disponível em: < https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4992> Acesso em: 25/03/2023.
WITTGENSTEIN, Ludwig J. J. Investigações filosóficas. Vol. Wittgenstein. 3. ed. São Paulo: Abril, 1984 [1953].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.