O trabalho com a ortografia no livro didático do 4º e 5º ano: considerações à luz da sociolinguística

Autores

  • Carla Giovana de Campos Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-3304-8938
  • Rafaela Cristine Merli Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Leonardo Igor Rak Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77063

Palavras-chave:

sociolinguística, análise e diagnose de erros, livro didático, Ensino Fundamental Séries Iniciais.

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise pelo olhar da sociolinguística da abordagem do trabalho com a ortografia de dois livros didáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. São feitas reflexões sobre a sociolinguística, a análise e diagnose de erros e os manuais didáticos. Tivemos como objetivo: i) verificar se há, no suplemento pedagógico do manual do professor, orientações específicas para o trabalho com a ortografia que considerem a oralidade; (ii) avaliar os capítulos e atividades que enfocam as convenções ortográficas e; (iii) propor ajustes ou comentários ao manual do professor e capítulos do livro, que considerem o modelo sociolinguístico de análise e diagnose de erros. Os livros investigados promovem reflexões quanto às influências da oralidade na aquisição das convenções ortográficas e sobre a arbitrariedade do sistema de escrita.

Biografia do Autor

Carla Giovana de Campos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem com ênfase em Ensino e formação de professor de Língua Portuguesa e outras linguagens pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Letras - UEL, especialização em Língua Portuguesa - UEL. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, gêneros textuais, livro didático, ensino e formação continuada de professores.

Rafaela Cristine Merli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestra em Educação (UEL) e  Especialista  em  Língua  Portuguesa  (UEL)

Leonardo Igor Rak, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Docência e Prática da História do Brasil (Faculdade Focus), Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (UNINTER).

Referências

ALVIM, Vanessa Titonelli; MAGALHÃES, Luciane Manera Magalhães. A ortografia nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Eutomia, Recife, 11 (1): 461-485, jan./jun. 2013.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e escrita. In: GORSKI, Edair Maria, COELHO, Izete Lehmkuhl (orgs.) Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: EdUFSC, 2006.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Análise e diagnose de erros no ensino da língua materna. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI-Ricardo. Stella Maris. O português brasileiro. In: BORTONI-Ricardo. Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BURANELLO, Cristiane. Pitanguá mais língua portuguesa 4º ano: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021a.

BURANELLO, Cristiane. Pitanguá mais língua portuguesa 5º ano: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021b.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria Stahl. Introdução. In: FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria Stahl. Por uma pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Campos, C. G. de, Merli, R. C., & Rak, L. I. (2023). O trabalho com a ortografia no livro didático do 4º e 5º ano: considerações à luz da sociolinguística. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 118–143. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77063