O trabalho com a ortografia no livro didático do 4º e 5º ano: considerações à luz da sociolinguística
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.77063Palavras-chave:
sociolinguística, análise e diagnose de erros, livro didático, Ensino Fundamental Séries Iniciais.Resumo
O presente estudo apresenta uma análise pelo olhar da sociolinguística da abordagem do trabalho com a ortografia de dois livros didáticos para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. São feitas reflexões sobre a sociolinguística, a análise e diagnose de erros e os manuais didáticos. Tivemos como objetivo: i) verificar se há, no suplemento pedagógico do manual do professor, orientações específicas para o trabalho com a ortografia que considerem a oralidade; (ii) avaliar os capítulos e atividades que enfocam as convenções ortográficas e; (iii) propor ajustes ou comentários ao manual do professor e capítulos do livro, que considerem o modelo sociolinguístico de análise e diagnose de erros. Os livros investigados promovem reflexões quanto às influências da oralidade na aquisição das convenções ortográficas e sobre a arbitrariedade do sistema de escrita.
Downloads
Referências
ALVIM, Vanessa Titonelli; MAGALHÃES, Luciane Manera Magalhães. A ortografia nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Eutomia, Recife, 11 (1): 461-485, jan./jun. 2013.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O estatuto do erro na língua oral e escrita. In: GORSKI, Edair Maria, COELHO, Izete Lehmkuhl (orgs.) Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: EdUFSC, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Análise e diagnose de erros no ensino da língua materna. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BORTONI-Ricardo. Stella Maris. O português brasileiro. In: BORTONI-Ricardo. Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BURANELLO, Cristiane. Pitanguá mais língua portuguesa 4º ano: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021a.
BURANELLO, Cristiane. Pitanguá mais língua portuguesa 5º ano: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021b.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria Stahl. Introdução. In: FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria Stahl. Por uma pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.