O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.61934

Palavras-chave:

cineclube, multimodalidade, formação contínua, pandemia.

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19 e às orientações das autoridades de saúde para o distanciamento social, muitas atividades, em vários âmbitos, foram reconfiguradas e passaram a acontecer virtualmente. O estudo aqui apresentado se constrói a partir de atividades realizadas em um cineclube de educadores na região noroeste da cidade de São Paulo, cuja participação/interação que ocorria presencialmente, foi adaptada para o meio virtual, durante a pandemia. Nesse meio, buscamos compreender, por meio da análise multimodal, como o cineclube virtual contribui para o envolvimento dos participantes. A metodologia foi organizada por meio da análise dos recursos multimodais disponíveis no aplicativo Zoom. Os resultados apontam para a importância da compreensão da composição dos recursos multimodais na transformação de realidades em ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Sandra Santella de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Formada em Letras e Pedagogia, especialista em Literatura e crítica literária e Mestre em Educação: Formação de Formadores e Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuante nas áreas de educação desde 2002, ingressante na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP) a partir de 2008, onde recentemente tem se dedicado na área de Educomunicação. Foi Coordenadora de Projetos no CEU Parque Anhanguera e formadora de professores da Diretoria Regional de Pirituba e colaborou na construção do currículo “Diálogos Interdisciplinares a Caminho a Autoria” da RME SP. É associada à ABPEducom. Integra o grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) da PUC-SP Atua na gestão escolar desde 2015, atualmente é coordenadora pedagógica na EMEF Remo Rinaldo Naddeo.

Referências

BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in Multimodal Texts: A social semiotic account of designs for learning. Washington: Sage Publications, v. 25, p. 166-195, 2008.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHLESSEN. An introducion to funcional grammar. New York: Oxford University Press, 2004.

KRESS, G. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated communication. In: SNYDER, I. (Ed). Page to screen: talking literacy into electronic era. New York: Routledge, 1998. p. 53-79.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

LIBERALI, F. C. A argumentação multimodal na compreensão e na transformação de contextos escolares. In: PIRIS, L. E.; AZEVEDO, I. C. M. Discurso e argumentação: fotografias interdisciplinares. Coimbra: Grácio Editor, 2018. p. 173-196.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; NININ, Maria Otilia Guimarães. A Linguagem da Colaboração Crítica no desenvolvimento da agência de professores de Ensino Médio em serviço. Alfa, São Paulo, v. 61, n. 3, p. 625-652, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

de Sousa, S. S. (2023). O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 271–290. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.61934