O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores: ponto de encontro durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.61934Palavras-chave:
cineclube, multimodalidade, formação contínua, pandemia.Resumo
Devido à pandemia de COVID-19 e às orientações das autoridades de saúde para o distanciamento social, muitas atividades, em vários âmbitos, foram reconfiguradas e passaram a acontecer virtualmente. O estudo aqui apresentado se constrói a partir de atividades realizadas em um cineclube de educadores na região noroeste da cidade de São Paulo, cuja participação/interação que ocorria presencialmente, foi adaptada para o meio virtual, durante a pandemia. Nesse meio, buscamos compreender, por meio da análise multimodal, como o cineclube virtual contribui para o envolvimento dos participantes. A metodologia foi organizada por meio da análise dos recursos multimodais disponíveis no aplicativo Zoom. Os resultados apontam para a importância da compreensão da composição dos recursos multimodais na transformação de realidades em ambientes educacionais.
Referências
BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in Multimodal Texts: A social semiotic account of designs for learning. Washington: Sage Publications, v. 25, p. 166-195, 2008.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHLESSEN. An introducion to funcional grammar. New York: Oxford University Press, 2004.
KRESS, G. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated communication. In: SNYDER, I. (Ed). Page to screen: talking literacy into electronic era. New York: Routledge, 1998. p. 53-79.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LIBERALI, F. C. A argumentação multimodal na compreensão e na transformação de contextos escolares. In: PIRIS, L. E.; AZEVEDO, I. C. M. Discurso e argumentação: fotografias interdisciplinares. Coimbra: Grácio Editor, 2018. p. 173-196.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; NININ, Maria Otilia Guimarães. A Linguagem da Colaboração Crítica no desenvolvimento da agência de professores de Ensino Médio em serviço. Alfa, São Paulo, v. 61, n. 3, p. 625-652, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.