Temáticas neoliberais em livros didáticos de ensino de alemão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970Palavras-chave:
Análise do Discurso, Linguística aplicada, Neoliberalismo, livro didático, ensino/aprendizagem de língua estrangeira.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a presença de componentes neoliberais, como temáticas, por exemplo, em materiais, legislações e, sobretudo, em livros didáticos de ensino de alemão. Selecionamos o Kursbuch volume A1.1 da coletânea Menschen, a fim de procedermos a um estudo de caso, estabelecendo investigação sobre a presença de discursos neoliberais no contexto de aprendizagem de língua. Desse modo, utilizaremos a perspectiva pêcheuxtiana de Análise do Discurso (Pêcheux, 1975, 1983) e as análises sobre o poder baseadas em Foucault, discutidas a partir de imagens de aprendizes por Arantes (2018). Além disso, referenciais teóricos que se ocupem em tematizar as relações de poder construídas e perpetuadas através de discursos, como Foucault (2002) e Van Dijk (2018 [2008]), ajudarão a investigar atividades e a influência de suas formulações na produção do aprendiz, assim como a atual discussão sobre o neoliberalismo na educação e seus efeitos.
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