Temáticas neoliberais em livros didáticos de ensino de alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Linguística aplicada, Neoliberalismo, livro didático, ensino/aprendizagem de língua estrangeira.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a presença de componentes neoliberais, como temáticas, por exemplo, em materiais, legislações e, sobretudo, em livros didáticos de ensino de alemão. Selecionamos o Kursbuch volume A1.1 da coletânea Menschen, a fim de procedermos a um estudo de caso, estabelecendo investigação sobre a presença de discursos neoliberais no contexto de aprendizagem de língua. Desse modo, utilizaremos a perspectiva pêcheuxtiana de Análise do Discurso (Pêcheux, 1975, 1983) e as análises sobre o poder baseadas em Foucault, discutidas a partir de imagens de aprendizes por Arantes (2018). Além disso, referenciais teóricos que se ocupem em tematizar as relações de poder construídas e perpetuadas através de discursos, como Foucault (2002) e Van Dijk (2018 [2008]), ajudarão a investigar atividades e a influência de suas formulações na produção do aprendiz, assim como a atual discussão sobre o neoliberalismo na educação e seus efeitos.

 

Biografia do Autor

Rayanne Lira Favacho Caspary, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Linguística, UERJ. Analista do discurso, crítica de materiais didáticos internacionais e coloniais e produtora de materiais alternativos. Possui bacharelado e licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Letras Português e Alemão e suas respectivas literaturas (2018). Atualmente professora de Língua Alemã no Colégio Cruzeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de língua adicional e produção de material didático para ensino de língua alemã. Mãe do Benjamin.

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada de Língua Alemã do Instituto de Letras (ILE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora efetiva no Programa de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ).Coordenadora do Convênio de Cooperação Internacional entre a Westsächsische Hochschule Zwickau (Alemanha) e a UERJ. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em Convênio de Cooperação entre o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR/ONU) e a UERJ, no período de 2017-2019. Coordenadora do GT/ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética, desde 2018. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Zeitgeist: Língua Alemã em Contextos Universitários". Pesquisadora do Forschungsgruppe Medienkultur do FRIAS (Freiburg Institut of Advanced Studies), desde 2013 e do Núcleo de Análise do Discurso (NAD-UFMG), desde 2011. Membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Doutora em Linguística (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período de doutorado sanduíche (bolsa CAPES/DAAD) na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha), mestre em Linguística (2010) pela UFMG e licenciada pela mesma Universidade em Português/Alemão (2007). Tem atuado na orientação de pesquisas em mestrado e doutorado e em comitês de avaliação de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos nas seguintes áreas e temáticas: Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Línguas Adicionais, sobretudo Língua Alemã, e Língua Portuguesa, Análise e Elaboração de Materiais Didáticos, Formação Docente, Análise do Discurso, Estudos Enunciativos, Mídia, Linguagem e Trabalho Docente. MÃE DO BERNARDO.

Referências

ARANTES, P. C. C. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 34, p. 1-30, 2018. DOI: 10.11606/1982-883721341. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/143789. Acesso em: 5 out. 2021.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Guattari, F. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 2a edição. São Paulo: Editora brasiliense, 2017.

MAINGUENEAU, D. Nouvelles Tendances en Analyse de Discours. Paris: Hachette, 1984. Novas tendências em Análise do Discurso, trad. bras. Freda Indursky. Campinas: Pontes, 1997.

MALERBA, J. Uma análise da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: www.cafehistoria.com.br/uma-analise-da-base-nacional-comum-curricular. Acesso em 07.03.2023.

PÊCHEUX, Michel. Delimitações, inversões, deslocamentos. In: ORLANDI, E.; GERALDI, J. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: UNICAMP/IEL, p. 7-24, jul/dez, 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas: Pontes, 1988.

PÊCHEUX, Michel & FUCHS, Catherine (1975). A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise. & HAK,Tony (org.). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1990.

PÊCHEUX, Michel. A análise do discurso: três épocas (1983). In: GADET, Françoise & HAK,Tony.(org.). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1990.

PERCIO, A.; FLUBACHER, Mi-Cha. 2017. "Language, education and neoliberalism". In: FLUBACHER, M.C.; PERCIO, A. (eds.). Language, education and neoliberalism. Critical Studies in Sociolinguistics. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2017. Chapter 1, Kindle Edition.

UPHOFF, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder (2008); Judith Huffnagel, Karina Falcone, organização. - 2. ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Lira Favacho Caspary, R., & Arantes, P. C. C. (2023). Temáticas neoliberais em livros didáticos de ensino de alemão. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(43), 144–173. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.69970