v. 20 n. 56 (2019): Universidade e Democracia: para quê? para quem?

Publicado: 26-03-2019

Editorial

  • EDITORIAL

    Inês Barbosa de Oliveira, Jane Paiva, Rafael Marques Gonçalves
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.41023
  • Potencial Transformador do Ensino Superior em Cabo Verde

    Luís Rodrigues
    11-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39734
  • UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PARA QUÊ? PARA QUEM?

    Leonardo Nolasco-Silva, Adelia Miglievich Ribeiro
    3-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.40242
  • O Ensino Universitário no Pensamento de Gilberto Freyre

    Amurabi Oliveira
    36-50
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39797
  • A importância do pensamento e dos fazimentos do intelectual Darcy Ribeiro.

    Silvio Claudio Souza, Carla Zottolo Souza
    51-67
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39611
  • De volta ao “terceiro milênio”: círculos sociais na construção da UENF em Campos dos Goytacazes

    Glauber Matias
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39731
  • A UNILA e a integração: miragem latina, horizonte neoliberal ou disputas contínuas?

    Roberta Sperandio Traspadini, Leo Valdez
    85-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39723
  • A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Vittorio Oliveira Lo Bianco, Lia Faria
    113-132
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784
  • ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS

    Andréa Bayerl Mongim, Osvaldo Martins Oliveira
    133-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082
  • A potência da universidade como espaço de construção de si e de um agir sobre o mundo

    Manuela Vieira Blanc, Barbara Vitor de Aquino e Souza
    153-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39633
  • AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA

    Patrícia Lupion Torres, Virginia Bastos Carneiro, Rui Trindade Fernandes
    171-187
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666

Entrevista

Resenhas

  • RESENHA: Darcy Ribeiro: Educação como prioridade. Lúcia Velloso Maurício (Org.). São Paulo: Global, 2018.

    Estevao Rafael Fernandes
    200-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39754
  • Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias

    Elton Oliveira de Moura, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ramon Olímpio de Oliveira, Maria Zuleide da Costa Pereira
    203-213
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.38727

Artigos de Demanda Contínua

  • ‘Sábados com Deleuze’: imagens na escrita e escrever pelo Fora entre arte, pesquisa e educação

    Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
    214-230
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.33278
  • O GRUPO THE MANIFEST: (RE)INVENTANDO O HIP HOP

    Bóris Ximendes Bonfanti
    231-248
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34136
  • Diálogos interculturais e as potencialidades da lei 11.645-08: outros espaços de aprendizagens, outras leituras de mundo

    Maria de Fátima Barbosa da Silva
    249-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.33073
  • O cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: os brinquedos em cena.

    João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra
    265-280
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA – RR

    Claudina Miranda Silva, Selma Maria Cunha Portela, Maristela Bortolon de Matos
    281-295
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34105
  • O currículo para além da organização das experiências e do planejamento

    Alexandre Augusto Souza
    296-306
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773
  • A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

    Marcio Bernardino Sirino
    307-321
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499
  • O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente

    Terezinha Maria Schuchter, Juliana Paoliello, Nilcea Elias Rodrigues Moreira
    322-345
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464
  • ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415 DE 2017)

    Gilberto Nogara Junior
    346-361
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.35220
  • Avaliação Neoliberal e Avaliação Contra-Hegemônica

    José Eustáquio Romão
    362-374
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167
  • HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA

    Marina Marini Mariotto Belotto, Pura Lúcia Oliver Martins
    375-397
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135
  • O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES

    Aline Dallazem, Vera Rejane Coelho
    398-417
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205
  • LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE

    Anselmo Alencar Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo
    418-435
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244
  • A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL

    Fernanda Mendes Cabral, Adelaide Alves Dias
    436-462
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534
  • “Quem quer ficar com ele?”: a trajetória de uma exclusão escolar./ "Who wants to stay with him?": The story of a school exclusion. / "¿Quién quiere quedarse con él?": La trayectoria de una exclusión escolar.

    Mirtes Aparecida dos Reis Guimarães, Eduardo Simonini
    463-474
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.38986
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do Projeto Professor Diretor de Turma

    Jean Mac Cole Tavares Santos, Brena Kesia Costa Pereira
    475-490
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.35624