Estudos e Pesquisas em Psicologia

Estudos e Pesquisas em Psicologia é uma revista quadrimestral do Instituto de Psicologia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro – universidade pública brasileira. Foi criada, em 2001, com a finalidade de publicar textos inéditos em Psicologia e áreas afins sob a forma de artigos, comunicações breves de pesquisas, resumos de teses e resenhas. Eventualmente, também publica artigos traduzidos, desde que devidamente acompanhados do consentimento da fonte de publicação original, resenhas de filmes e entrevistas relevantes para a área. Atualmente, Estudos e Pesquisas em Psicologia é classificada como A2 no QUALIS da Capes (Quadriênio 2017-2020).


e-ISSN: 1808 4281 | Ano de criação: 2001 - impresso, 2004 - eletrônico | Área do conhecimento: Psicologia | Qualis: A2 (Quadriênio 2017-2020)


Clique aqui e acesse a edição atual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia.

A revista encontra-se indexada nos portais


 


 

Métricas

h-index: 48  i10-index: 358

Mais detalhes

Notícias

 

Reabertura da revista e novas regras de submissão

 

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia comunica a reabertura para submissões de novos manuscritos a partir de 16 de janeiro de 2023, a fim de serem avaliados para possível publicação na revista. 

Recomendamos que as e os autores façam a leitura atenta das diretrizes da revista antes de realizar a submissão, visando evitar a rejeição de sua submissão pela falta de documentos ou o não atendimento a tais diretrizes. Atenção para as novas diretrizes sobre submissão em inglês e espanhol, e para o intervalo entre submissões para autores/as com artigos aprovados e publicados na revista.

 As diretrizes estão disponíveis em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/about/submissions#authorGuidelines.

 
Publicado: 2023-01-16 Mais...
 

Publicação: V22n4 - Dossiê Psicologia, Política e Sexualidades: Crises, Antagonismos e Agências

 
Já se encontra disponível a edição v. 22, n. 4, Dossiê Psicologia, Política e Sexualidades: Crises, Antagonismos e Agências, da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia.  
Publicado: 2022-12-16 Mais...
 

Chamada de artigos - Dossiê Psicanálise e Política: a insistência do real

 

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), classificada como A2 no Qualis-CAPES (Brasil), ISSN eletrônico 1808-4281, abre chamada para submissão de artigos para o Dossiê Psicanálise e Política: a insistência do real. O Dossiê objetiva difundir os debates em torno do binômio Psicanálise e Política. Mesmo que em diferentes eixos, o binômio mantém como horizonte a proposta lacaniana segundo a qual “tudo depende de se o real insiste” (1974/s.p.); insistência que distancia o campo psicanalítico do êxito do sentido e o lança rumo à problemática do fracasso, do impossível que habita o laço social. A insistência do real como ponto de partida do Dossiê destaca a contingência das respostas que nós, psicanalistas, propomos aos problemas contemporâneos que serão os eixos desta publicação, e que convocam a Psicanálise a uma posição que não deve prescindir da Política. Propomos, assim, partir das seguintes temáticas: a Psicanálise e sua Política frente aos coletivos e movimentos sociais; a pertinência do binômio quando se almeja discutir gênero e suas dissidências na atualidade; as possibilidades de interrogação sobre racialidade, políticas sociais e desigualdades; os avanços do capitalismo e seu agravamento com o neoliberalismo; o fascismo e os movimentos de massa no Brasil; a interface do binômio com os estudos decoloniais. A proposta do presente Dossiê é reunir artigos científicos que pautem questões que, na contemporaneidade, implicam o campo psicanalítico numa articulação que não pode prescindir da política. Tomá-la na perspectiva da insistência do real implica situar a urgência que nos exige posicionamento.

 
Publicado: 2022-12-01 Mais...
 

Call for Papers - Dossier Psychoanalysis and Politics: the insistence of the real

 

The journal Estudos e Pesquisas em Psicologia, from the State University of Rio de Janeiro (UERJ), classified as A2 in Qualis-CAPES (Brazil), electronic ISSN 1808-4281, opens a call for submission of articles for the Dossier Psychoanalysis and Politics: the insistence of the real. The Dossier aims to disseminate debates around the binomial Psychoanalysis and Politics. Even if on different axes, the binomial maintains the Lacanian proposal as a horizon according to which “everything depends on whether the real insists” (1974/n.p.); insistence that distances the psychoanalytic field from the success of meaning and launches it towards the problematic of failure, of the impossible that inhabits the social bond. The insistence on the real as the starting point of the Dossier highlights the contingency of the responses that we, psychoanalysts, propose to the contemporary problems that will be the axes of this publication, and that summon Psychoanalysis to a position that must not dispense with Politics. We propose, therefore, to start from the following themes: Psychoanalysis and its Policy towards collectives and social movements; the pertinence of the binomial when one aims to discuss gender and its dissidence in the present; the possibilities of questioning raciality, social policies and inequalities; the advances of capitalism and its aggravation with neoliberalism; fascism and mass movements in Brazil; the binomial interface with decolonial studies. The purpose of this Dossier is to bring together scientific articles that address issues that, in contemporary times, involve the psychoanalytic field in an articulation that cannot do without politics. Taking it from the perspective of the insistence of the real implies situating the urgency that requires us to position ourselves.

 
Publicado: 2022-12-01 Mais...
 
Outras notícias...