Performando Práticas de Cuidado a partir da Interação com Aplicativos de Monitoramento do Ciclo Menstrual
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2026.84974Palavras-chave:
tecnologia em saúde, saúde digital, autocuidado, menstruaçãoResumo
Aplicativos estão sendo desenvolvidos como uma forma complementar para produção de cuidados em saúde. O presente estudo teve como objetivo analisar a interação entre pessoas menstruantes e os aplicativos de monitoramento do ciclo menstrual (menstruapps), assim como suas experiências de produção de cuidado em saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória-qualitativa, desenvolvida em duas etapas: mapeamento dos menstruapps e entrevistas com pessoas menstruantes usuárias. A partir da interação entre corpos e tecnologia, foi percebida uma produção de um maior conhecimento de si a partir desse registro sistemático de informações no aplicativo e por consequência maior sensação de empoderamento e autonomia na produção do autocuidado. Mas também foi possível notar uma relação de dependência com o aplicativo, que exerce o papel de memória estendida, garantindo que dados não sejam perdidos, de validador para tomada de decisão sobre as condições de saúde e de agente produtor de vigilância constante da vida. Além disso, os Apps estudados demonstram interagir com as pessoas a partir da binaridade de gênero, o que impacta a forma como os corpos são percebidos e tratados nessa interação com a tecnologia, levando à normalização dentro desse padrão binário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.

A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.
