IMAGENS EM BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA INGLESA E AS POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ofélia da Conceição Machado Sagres Colégio Pedro II
  • Rosemary dos Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33971

Resumo

Este artigo é fruto da monografia final do Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação com Aplicação da Informática (EDAI) na UERJ. Tem como objetivo analisar o papel das imagens em blogs voltados para o ensino de Língua Inglesa. Quanto à metodologia empregada, optamos pelo estudo de caso, pois este propicia a pesquisa qualitativa de eventos autênticos e atuais.  Este estudo baseou-se em teorias a respeito de comunicação e multimodalidade e em questões como: criação digital em rede, multiletramentos, facilidade e multiplicidade de interpretações e em usos dos blogs como ambientes de aprendizagens. Assim, dialogamos com autores da semiótica e dos estudos das tecnologias digitais. Como achados da pesquisa destacamos que os recursos digitais visuais podem ser usados para trabalhar conteúdos, trocar informações e construir atividades sem as limitações do meio físico. Blogs, wikis e redes sociais, assim, passam a ser ambientes educativos, uma vez que são capazes de criar situações de aprendizagem para alunos e educadores.

Biografia do Autor

Ofélia da Conceição Machado Sagres, Colégio Pedro II

Professora de língua inglesa do Colégio Pedro II e professora aposentada da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-01-27

Como Citar

SAGRES, Ofélia da Conceição Machado; SANTOS, Rosemary dos. IMAGENS EM BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA INGLESA E AS POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 121–140, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.33971. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33971. Acesso em: 26 abr. 2024.

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