IMAGENS EM BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA INGLESA E AS POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33971Resumo
Este artigo é fruto da monografia final do Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação com Aplicação da Informática (EDAI) na UERJ. Tem como objetivo analisar o papel das imagens em blogs voltados para o ensino de Língua Inglesa. Quanto à metodologia empregada, optamos pelo estudo de caso, pois este propicia a pesquisa qualitativa de eventos autênticos e atuais. Este estudo baseou-se em teorias a respeito de comunicação e multimodalidade e em questões como: criação digital em rede, multiletramentos, facilidade e multiplicidade de interpretações e em usos dos blogs como ambientes de aprendizagens. Assim, dialogamos com autores da semiótica e dos estudos das tecnologias digitais. Como achados da pesquisa destacamos que os recursos digitais visuais podem ser usados para trabalhar conteúdos, trocar informações e construir atividades sem as limitações do meio físico. Blogs, wikis e redes sociais, assim, passam a ser ambientes educativos, uma vez que são capazes de criar situações de aprendizagem para alunos e educadores.
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