REFLEXÕES SOBRE NOSSA TRAJETÓRIA EDITORIAL

Shirley Donizete Prado, Fabiana Bom Kraemer

Resumo


Neste primeiro número de 2016, registramos alguns acontecimentos importantes que marcaram nossa trajetória e nossos esforços na consolidação do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil como espaço caracteristicamente interdisciplinar.

Em primeiro lugar, alcançamos todas as metas editoriais que nos colocamos: a periodicidade está em dia; publicamos quatro números ao ano; há 20 artigos no último número. Em termos numéricos, chegamos ao patamar exigido para indexação em bases de dados internacionais consideradas pelas principais agências de fomento brasileiras como referência para cálculos de indicadores de circulação no campo da ciência. Este será o ano em que daremos início aos movimentos para solicitar a inserção de nosso periódico nesses espaços!

Esse passo está sendo possível, em especial, por conta da crescente presença de pesquisadores em programas de pós-graduação, juntamente com seus orientandos, como autores de artigos em nossa revista. Hoje, DEMETRA é a segunda revista brasileira no campo alimentar-nutricional mais utilizada para publicação de artigos por pesquisadores dos programas de pós-graduação inseridos na área de avaliação “Nutrição” na CAPES.

Além disso, a forte presença de trabalhos oriundos de outros campos científicos, como o das Humanidades, fica patente no último número temático publicado, consolidando o periódico em seu caráter interdisciplinar.

Todos esses indicadores nos dizem que é chegada a hora de dar mais um importante passo em nossa trajetória editorial: a redefinição do escopo de artigos a serem publicados.

Na avaliação dos artigos recebidos, passamos, a partir de agora, a valorizar aqueles que apresentem caráter mais profundo em suas análises. Assim, trabalhos de cunho estritamente descritivo, bem como aqueles de interesse ou aplicação circunscritos a espaços geográficos restritos serão reencaminhados aos autores para ampliação e aprofundamento de suas abordagens. Em outras palavras, ainda que o estudo seja realizado com pequeno número de entrevistados, localidades ou instituições, o artigo correspondente poderá ser publicado desde que o investimento analítico seja substantivo, construído em sólidas bases teórico-metodológicas e traga contribuições novas ao conhecimento.

O caráter inovador e a relevância dos resultados sempre foram almejados em nosso periódico científico e agora serão nossa força propulsora na divulgação da informação em ciência. Em suma, trata-se de mais um passo no sentido da qualificação do periódico e da ciência no campo da Alimentação e Nutrição, mantendo nosso compromisso de responsabilidade com a prática científica e a sociedade.

DOI: 10.12957/demetra.2016.21511

 


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21511

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.