RELAÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE, PERDA DE PESO E CONSUMO EM REVISTAS FEMININAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.26514Palavras-chave:
Obesity. Beauty Culture. Magazine. Women. Consumption. Diet, Food, and Nutrition.Resumo
Objetivo: Compreender sentidos e significados presentes no intricado emaranhado de mensagens sobre alimentação, obesidade e perda de peso presentes em revistas que se dirigem a mulheres de camadas pobres que emergem ao consumo na sociedade brasileira. Metodologia: Os dados foram coletados nas revistas VIVA! Mais e Sou mais eu!, publicadas, semanalmente, durante o ano de 2014. Destaca-se as seções que tratam de dieta com vistas à perda de peso. Resultados e Discussão: Identifica-se a racionalidade nutricional orientada por processos de medicalização da alimentação e farmacologização da comida por meio de expertises que, apoiados na legitimidade científica, operam na divulgação de produtos similares a fármacos em matérias e publicidade. O autocontrole visando a alcançar o corpo magro é estimulado a partir de valores e julgamentos morais por caminhos que desembocam na culpabilização do indivíduo. Voltadas para a construção de uma felicidade que se adquire no mercado, a mídia segue investindo na construção de novos códigos de consumo. O indivíduo inserido no mundo das grandes corporações de medicamentos, alimentos e editoriais vive seu cotidiano em face de relações de poder e de julgamentos numa espécie de obrigação moral de ser feliz. Conclusões: Movido a confiar unicamente em suas próprias forças, segue o indivíduo em seu processo civilizatório nessa hipermodernidade. Nas relações entre alimentação, obesidade, perda de peso e consumo, materializadas nesse lucrativo mundo editado das revistas, que buscam atingir as mulheres mais pobres. Se “Sou mais eu!”, então, é perfeitamente possível, fácil e simples que eu “Viva mais!”. Uma vez presa dessa teia de significados, consome-se Mais! e por muito Mais! tempo.
DOI: 10.12957/demetra.2016.26514
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.