COMER À MESA: A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA SURDA PELA FAMÍLIA, ATRAVÉS DA COMENSALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28357Palavras-chave:
Surdez. Linguagem. Comensalidade. Exclusão Social. Educação.Resumo
Neste artigo, partimos do conceito de despatologização da surdez, proposto por Skliar, e trilhamos o caminho da observação participante, segundo Minayo, para compreender as relações psicossociais entre a pessoa surda, a família e o mundo que a cerca, representado aqui pelo universo escolar. Acreditamos que compreender as relações sociais e familiares que envolvem a surdez é condição fundamental para o provimento, à criança surda, de uma língua que lhe sirva de mediadora entre a linguagem, o pensamento e a sociedade. O conceito de comensalidade, segundo Boutaud, é apresentado como mediador na construção da noção de pertencimento da criança surda à família e à sociedade. As observações se deram a partir de nossa prática docente em espaços escolares dedicados à Educação de Surdos, com orientação didático-pedagógica do Bilinguismo. Apoiamo-nos no conceito de língua de Saussure, nos estudos da linguagem, desenvolvidos por Bakthin, e na formação do pensamento, visto por Vigotsky. Os resultados encontrados apontam para a participação dos pais no processo de formação, sobretudo quando essa participação se dá no âmbito da comensalidade. A interação entre comensais efetiva e constante pode melhorar o desempenho escolar da criança na escola, pois fortalece o processo de empoderamento. Por outro lado, a ausência das relações à mesa, nesse mesmo processo, pode afetar o desempenho cognitivo e precarizar a inclusão social do jovem surdo.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28357
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.