Imagem Corporal pelo olhar da Psicanálise: contribuições para o campo da Alimentação e Nutrição
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46198Palavras-chave:
Imagem Corporal. Corpo Humano. Transtorno Alimentar. Psicanálise.Resumo
Introdução: O presente trabalho reúne contribuições da teoria psicanalítica, a fim de discutir o uso da categoria “imagem corporal” em trabalhos do campo da Alimentação e Nutrição. Objetivo: mapear o emprego do conceito de “imagem corporal” em artigos científicos da área da Nutrição e comparar seu uso nas diferentes abordagens nas Ciências Humanas e Sociais. Métodos: Realizou-se revisão bibliográfica na Revista de Nutrição em todas as edições do periódico até setembro de 2019 utilizando o termo “imagem corporal” como indexador na plataforma da revista. Resultados: Foram analisados oito artigos que continham a expressão “imagem corporal” no título ou nas palavras-chave e observou-se que o conceito destacado é tratado de forma reducionista, relacionado principalmente à aplicação de testes e escalas de avaliação, levando a compreensões simplificadoras da relação sujeito-corpo. Discussão: Para esclarecer o conceito, recorre-se às principais referências na psicanálise sobre a temática da imagem corporal e ao debate psicanalítico referente às noções de corpo e sujeito. Utiliza-se o conceito freudiano de narcisismo para demonstrar a complexidade da construção da imagem de si na perspectiva psicanalítica, apontando como essa categoria é, muitas vezes, empregada a partir de seu uso pelo senso comum, demandando melhor conceituação do mesmo no campo da Alimentação e Nutrição. Conclusão: O trabalho demonstra como o recurso à teoria psicanalítica pode contribuir para um melhor entendimento das complexas relações que envolvem sujeito, corpo e alimentação, para que esse diálogo se reflita em estudos que produzam não somente evidências quantitativas, mas também possibilitem a construção de novas abordagens para os transtornos alimentares e a obesidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.