A “AJUDA” DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REPRESENTAÇÕES DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA SEUS BENEFICIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2012.5092Resumo
O Programa Bolsa Família (PBF) faz parte da política social brasileira de combate à fome de maior magnitude e abrangência. Destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, associa a transferência do benefício financeiro ao acesso a direitos sociais básicos por meio de condicionalidade. Três eixos centrais e indissociáveis deveriam compor as ações deste programa: a transferência de renda; o acesso aos serviços públicos de saúde e educação; e o acesso a trabalho e renda por meio de programas complementares. No entanto, é notório que a transferência de renda tem centralidade no PBF. Este trabalho visou identificar as representações de beneficiários do PBF sobre o benefício financeiro recebido e, com isso, discutir a relação estabelecida entre esses indivíduos e o PBF. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas, analisadas pela abordagem da hermenêutica-dialética. As entrevistas trouxeram como síntese das representações dos beneficiários a categoria ajuda. Os principais pontos que destacamos sobre esta categorização são: a constatação de uma insuficiência do benefício diante das necessidades da família; a desconsideração deste benefício enquanto direito, ou seja, o entendimento de que o mesmo é algum tipo de concessão; e o sentimento de desfiliação do mercado de trabalho, que gera desvalorização pessoal e sensação de inércia social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.