john dewey sobre as crianças, infância, e educação

Autores

  • david knowles kennedy Montclair State University

Palavras-chave:

childhood, education, children

Resumo

É difícil encontrar um único lugar para procurar sobre crianças e infância na obra do filósofo americano John Dewey. Não é porque ele usa os termos com tanta frequência, mas porque o conceito de infância permeia sua obra através de um outro conjunto de termos — desenvolvimento, crescimento, experiência, plasticidade, impulso, e educação. Na linguagem de Dewey, nenhum desses termos significa exatamente o que significa na linguagem de outros pensadores, e especialmente não na linguagem dos teóricos do desenvolvimento humano do começo do século vinte e posteriores, que basearam seus pensamentos numa trajetória de desenvolvimento monológica e unidirecional que poderia ser aplicada em todos os níveis do contínuo evolucionário. Dewey é um interacionista em toda sua extensão, e por isso todos os seus termos devem ser entendidos como dialéticos. Ele não invoca o conceito “infância” sem invocar o conceito “adulto”, nem descreve nada que não tenha uma dimensão normativa, que por definição desdiz a “pura” descrição. Sua linguagem é de pura possibilidade, e os limites das possibilidades humanas são incalculáveis. É por isso que o conceito de infância é tão importante em sua obra. Neste texto apresentamos seleções de dois trabalhos, o primeiro emergindo no epicentro doentio da Grande Guerra, em 1916 — uma guerra na qual a juventude foi sacrificada ao que ele chamou de “infantilismos” dos adultos em uma escala historicamente sem precedentes, e uma guerra que, pode-se argumentar, suprimiu efetivamente as possibilidades educacionais que o seu trabalho representa para o resto do século. Democracia e educação, (Macmillian, New York) é sua obra prima em educação, e caracteristicamente ao mesmo tempo tagarela e brilhantemente afiada, enlouquecedoramente oblíqua e incisivamente crítica, penosamente sombria e perfeitamente cativante, explicitamente conservativa e implicitamente radical. As seleções seguintes são de Natureza Humana e conduta (Carbondale IL: Southern Illinois University Press), publicada em 1922, quando a orgiástica festa de morte dos tiranos, dos políticos, e suas cortes de cegos acólitos estava (temporariamente) terminada.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

kennedy, david knowles. (2012). john dewey sobre as crianças, infância, e educação. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 211–229. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20495

Edição

Seção

artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.