v. 15 | 2019

					Visualizar v. 15 | 2019
Publicado: 2019-01-30

dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes

  • apresentação

    walter omar kohan, victor rojas, david kennedy
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43367
  • investigação filosófica com crianças indígenas: uma tentativa de integrar formas de saber indígenas na filosofia com/para crianças

    peter paul ejera elicor
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42659
  • educação para cidadania eco-social: facilitando práticas interconectivas e deliberativas e a metodologia corretiva para responsabilização epistêmica

    gilbert burgh, simone thornton
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42794
  • identity and populism begone! the role of philosophy in healing a shattered and divided world.

    laurance joseph splitter
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42962
  • repensando o consenso na comunidade de investigação filosófica: um plano de pesquisa

    kei nishiyama
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42559
  • estimulando o professor-agente: resistindo à cultura neoliberal na educação inicial de professores

    rhiannon love
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42658
  • perspectivas do ensinante e do aprendiz sobre a discussão filosófica – incerteza como desafio e oportunidade

    kerstin heike michalik
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42675
  • a riqueza das questões filosóficas para crianças

    magda costa-carvalho, dina mendonça
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43353
  • discussões filosóficas com crianças: uma oportunidade para experimentar abrir a mente

    johanna hawken
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42982
  • educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências

    marina santi
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43269
  • fazer um círculo: construir uma comunidade de investigação filosófica numa escola do governo pós-apartheid na áfrica do sul

    rose-anne reynolds
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42414
  • filosofar com crianças pequenas como princípio de promoção de línguas ou linguagem

    katrin saskia alt
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42556
  • intersubjetividade: um olhar sobre a comunidade de investigação filosófica

    paula alexandra vieira
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42218
  • metamorfose literária: por leituras que gerem experiências de pensamento nas aulas de filosofia

    adriana gusmão antunes, jair miranda paiva
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42860
  • infância e invisibilidade: por uma pedagogia do oculto

    daniel gaivota contage
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42877
  • peter pan: o líder e seus seguidores. uma experiência de filosofia com crianças

    esther charabati
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42479
  • reflexões filosóficas entre mães adolescentes vítimas de maltrato infantil

    sonia rosario barraza flores, homero lópez moreno
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42582
  • sobre a necessidade da filosofia para / com mães e pais no programa de filosofia para / com crianças

    juan carlos sarmiento
    01-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42732
  • o lugar da deliberação na filosofia para crianças de lipman

    carmina shapiro
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42723
  • a filosofia com crianças como experiência transformadora. uma proposta em organizações sem fins lucrativos

    josé barrientos-rastrojo
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42276

artigos

  • seguindo conceitos da filosofia com crianças na prática de formação de professores

    arie kizel
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44574
  • conhecer os jovens “onde eles estão": demonstrando suas vantagens.

    susan t. gardner, alex newby
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.45887
  • ensino de pensamento crítico e habilidades meta-cognitivas através da investigação filosófica. relatório de um praticante sobre experimentos em sala de aula.

    emma worley, peter worley
    01-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.46229
  • comunidade filosófica de responsáveis: quando pais e mães vão à escola!

    maria papathanasiou
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.38746
  • por que as crenças e valores de professores e professoras são importantes na pesquisa em filosofia para crianças (fpc): uma perspectiva australiana

    ben kilby
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.37500
  • sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação

    mark leonard weinstein, dan fisherman
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.37513
  • por que piaget não filosofa? discussão crítica de gareth b. matthews com o conceito de desenvolvimento cognitivo de piaget

    paweł walczak
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.39320
  • a infância no cinema de abbas kiarostami

    darian soheil rahnamaye rabbani, julio groppa aquino
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36890
  • partir da infância ou a arché do pensamento

    carla patrícia silva
    01-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36721
  • corpo, técnica e jogo na infância: notas da teoria crítica de theodor w. adorno

    mara salgado
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.36602
  • um menino no mundo

    dagmar de mello silva, larissa príncipe
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.37912
  • pedagogias queer e feminismos rapsódicos em/a partir de valeria flores

    mariana alvarado
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.38630
  • a infância imunizada: uma interpretação de o flautista de hamelin

    gonzalo santiago rodriguez
    01-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.40269
  • estar à escuta: música e docência na educação infantil

    sandra regina richter, dulcimarta lemos lino
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43941
  • formação inventiva de professores por entre tessituras ética, estética e política de escritas acadêmicas

    rosimeri de oliveira dias
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44236
  • em um mundo para gente grande, o que podem os corpos pequenos?

    laíra assunção braga, jésio zamboni, alexsandro rodrigues
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44527

experiências

  • escola, problemas de escuta?

    steferson zanoni roseiro, nahum thiaghor lippaus pires gonçalves, alexsandro rodrigues
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.40339

resenhas

  • um enfoque normativo em filosofia para e com crianças

    felix garcia moriyon
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.44113
  • matthew lipman, uma vida comprometida: ensinar a pensar, milano–udine: mimesis, 2018

    cristina rebuffo
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.39310

pareceristas