Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54561Keywords:
Educação, Foucault, GT 23Abstract
Os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 23 da ANPEd – Gênero, Sexualidade e Educação – nos inspiraram a escrever este artigo que toma como foco as potencialidades do arcabouço foucaultiano, especificamente as discussões presentes no livro “História da Sexualidade I: a vontade de saber”, obra mais referendada nos trabalhos em que Foucault aparece. Qual a importância dessa obra para além dela? Quais os efeitos das análises para colocar sob suspeita nossas formas de pensar, de ser e estar no mundo? Foram essas duas questões problemas que organizaram nossas análises, possibilitando-nos dividir o artigo em três pontos de discussão: a fidelidade infiel a Foucault, Foucault como instaurador de discursividade e os conceitos de subversão e resistência na “História da Sexualidade I”.
References
ALMEIDA, Edwana Nauar de. Corpos escalpelados na escola: entre marcas físicas, sociais e escolares. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
ALMEIDA, Neil Franco Pereira & MOTA, Maria Veranilda Soares. Docências que transitam pelas fronteiras das sexualidades e do gênero: a escola como espaço de imposições de poderes e resistências. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
BALESTRIN, Patrícia Abel. A sexualidade num curso normal – seus tempos e “contra-tempos”. In: 30ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.
BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Heteronormatividade ou reconhecimento? professores e professoras diante da homossexualidade. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
BRANCO, Guilherme Castelo. As resistências ao poder em Michel Foucault. Revista Trans/Form/Ação, vol. 24. n. 1, Marília, 2001.
BUTLER, Judith. Deshacer el género. Barcelona: Paidós, 2006.
CAMPOS, Miriam Piber. Identidades “anormais”: a (des)construção dos corpos “deficientes”. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
CASTRO, Roney Polato de. Professores(as) sexualidade e educação sexual: produzindo sujeitos nos contextos do programa de educação afetivo-sexual (PEAS). In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.
CASTRO, Roney Polato de. Escritas-narrativas de estudantes problematizando relações de gênero e sexualidades. In: 36ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2013.
CASTRO, Roney Polato de. Formação docente, experiência religiosae sexualidades: problematizações. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Quatro intervenções para uma pedagogia queer. In: 31ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2008.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. Um nome próprio: transexuais e travestis nas escolas brasileiras. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
CRUZ, Elizabete Franco. Infâncias, Adolescências e AIDS. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
FERNANDES, Letícia Prezzi. Família e relações de gênero: um olhar através do direito. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
FERRARI, Anderson. A “bicha banheirão” e o “homossexual militante”: grupos gays, educação e a construção do sujeito homossexual. In: 29ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: GEN, 2014b.
FOUCAULT, Michel. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação”. Revista Pró-Posições, vol. 25, nº 2 (74), p. 15-21 | maio/ago. 2014.
FOUCAULT, Michel. Gerir os ilegalismos. In: FOUCAULT, Michel. Michel Foucault: entrevistas a Roger Pol-Droit. São Paulo: Graal, 2006. p.41-52.
FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
GALLO, Sílvio. Repensar a Educação: Foucault. Revista Educação & Realidade, vol. 29, nº 1, Porto Alegre: UFRGS, 2004.
______. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | P. 15-21 | maio/ago. 2014.
GOETTEMS, Lisiane; SCHWENGBER, Maria Simone Vione; WISNIEWSKI, Rudião Rafael. As diversidades sexuais na escola: (in)junções discursivas entre a religião e o estado laico. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
KLEIN, Carin. Juventudes em biopolíticas contemporâneas. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Foucault e os estudos queer. In: RAGO, Margareth, VEIGA-NETO, Alfredo. Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MEIRELES, Gabriela Silveira. O que dizem as crianças sobre meninos e meninas?: anunciando o jogo das construções, desconstruções e reconstruções das dicotomias de gênero na educação infantil. In: 32ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2009.
MORESCO, Marcielly Cristina. O corpo “fala” politicamente: as performatividades das/nas ocupações secundaristas do Paraná. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
MOREIRA, Jasmine. Impactos da ‘ideologia de gênero’ na geração de políticas educacionais para a população LGBT. In: 38ª. Reunião Anual da ANPEd, São Luís, 2017.
NEVES, Paulo Rogério da Conceição. Violência, traição e gênero: uma briga de meninas em uma escola privada. In: 35ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2012.
NEVES, Regiane Farias. Educação feminina e os devires da sexualidade em Antônia Cudefacho. In: 39ª. Reunião Anual da ANPEd, Niterói, 2019.
PARREIRA, Fátima Lúcia Dezopa; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Discursos de bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência sobre sexualidade. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
NOGUEIRA, Juslaine de Fátima Abreu. Dispositivo da sexualidade e psiquiatrização da educação: notas farmacobiopolíticas sobre o corpo. In: 37ª. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2015.
PEREIRA, Angélica Silvana. Barbie, Max Steele os heróis que estão em você: consumo e pedagogias de gênero na produção da criança em tempos de (in)tolerância. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.
PORTINARI, Denise. A gentrificação do queer e as intensificações do biopoder. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
REALI, Noeli Gemelli. Homoparentalidade e escola: que conjugação é essa? In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
RIBEIRO, Gabriela Chicuta. Gênero, sexualidade e diversidade sexual na educação física escolar. Uma cartografia das práticas discursivas em escolas paranaenses. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
RIBEIRO, Cláudia Maria & FILHA, Constantina Xavier. Trajetórias teórico-metodológicas em 10 anos de produção do GT 23 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Revista Periódicus, 2ª. edição, Salvador: UFBA, 2014.
RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. “Todo dia eu penso: meu Deus, onde foi que eu errei?”: os desafios de ser mãe na periferia. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
RIZZATO, Liane Kelen. Percepções docentes sobre a homofobia na escola: entre dissonâncias e continuidades. In: 33ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2010.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Pobres meninas “ricas” com a gravidez. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Os meus filhos e os deles: os filhos da esperança. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. A escola como empreendimento biopolítico de governo dos corpos e subjetividades transexuais. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Corpos e subjetividades trans na escola e nos movimentos sociais: a reinvenção das tentativas de captura por meio das normativas oficiais. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
¬¬ SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. Docências trans: entre a decência e a abjeção. In: 38ª. Reunião Anual da ANPED, São Luís, 2017.
SANTOS, Sandro Prado. Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia. In: 39ª. Reunião Anual da ANPED, Niterói, 2019.
SANTOS, Luã Sarcinelli; HADDOCK-LOBO, Rafael. Entre errâncias: Derrida e Deleuze. Revista Humus. Vol. 8. Número 14. 2018.
SEVILLA, Gabriela Garcia. Pedagogias de gênero e sexualidade em artefatos culturais: reflexões sobre uma experimentação. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
SIERRA, Jamil Cabral. O governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SILVA, Mirian Pacheco. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. In: 30ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2007.
SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade na escola mediada pela literatura: apropriações docentes. In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.
SILVA, Andréa Costa da; SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. Sexualidade e gênero: discursos docentes mediados pelo livro paradidático. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Corpo e sexualidade no ensino de ciências: experiências de sala de aula. In: 35ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2012.
SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Os manuais de conduta e a escrita feminina no início do século xx: o que desvelam as narrativas? In: 31ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008.
SOUZA, Marcos Lopes de. O PIBID como espaço formativo de desarranjos, reinvenções e pluralizações dos gêneros e das sexualidades. In: 37ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2015.
TORRES, Marco Antônio. Docência, transexualidades e travestilidades: a emergência rede Trans Educ Brasil. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
VARGAS, Juliana Ribeiro de & XAVIER, Maria Luisa Merino. A feminilidade em discurso: mídias musicais contemporâneas produzindo modos de ser jovem e mulher. In: 36ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2013.
VEIGA NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VEIGA-NETO, Alfredo; RECH, Tatiana Luiza. Esquecer Foucault? Pro-Posições. v. 25, n. 2 (74) | p. 67-82 | maio/ago. 2014.
XAVIER, Constantina Filha. “Qual destas moças é você?” O autoconhecimento produzido pelos testes da imprensa feminina – décadas de 50 a 70 do século XX. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2006.
XAVIER FILHA, Constantina. Catálogo eletrônico de produções bibliográficas sobre educação sexual e de gênero – décadas de 1930 a 1985. In: 32ª. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License