A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E OS EFEITOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM CURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.50615

Palavras-chave:

ontologia do presente, escolarização da vida, racionalidade neoliberal,

Resumo

Inspiradas em algumas pistas deixadas por Michel Foucault sobre sua ontologia do presente, seguimos o questionamento: “o que somos nós como presente?” em meio a pandemia provocada pelo novo coronavírus, para analisar alguns efeitos na educação que emergiram logo após sua disseminação. Nessas reflexões em curso com o avanço da doença, articulamos duas questões centrais: os modos de vida baseados na educação escolarizada e os modos de subjetivação produzidos no contexto de uma racionalidade neoliberal. Analisamos alguns efeitos das experiências vividas durante o período de isolamento social e propomos um diálogo com os estudos de Ivan Illich e M. Foucault para interrogar a atualidade, os modos de vida, bem como as possibilidades de uma educação para além da escolarização da vida.

 

 

Referências

ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO PEDRO II. Por que trabalhar se as aulas estão suspensas? A questão da EAD. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1IyGjLlaPXphpGMO3aUXS2IeNUzVQNYZs/view>. Acesso em 22 abr. de 2020.

ALONSO, K.M. Educação à distância no Brasil: A busca de identidade. In PRETI, O. (org.), Educação à distância: Inícios e indícios de um percurso. Nead/IE – UFTM: Cuiabá, 1996, p. 57-74.

BELLONI, M.L. Ensaio sobre a educação à distância no Brasil. Educação e Sociedade, ano XXIII, n.78, abril 2002, p. 117-142.

FOUCAULT, M. O que são as luzes? In FOUCAULT, M. Ditos e escritos vol.II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005, p. 335-351.

______. Diálogo sobre o Poder. In: Ditos e escritos IV. Estratégia poder-saber. 2ª Ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2006.

______. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

________. Outros Espaços. In: Ditos e Escritos III. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

______. Do governo dos vivos: curso no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

______. Foucault. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos, volume V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017, p. 228-233.

______. A ética como cuidado de si e prática da liberdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos, volume V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017, p. 258-280.

________. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. Paz e Terra, 2018.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: Subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n.82, abril 2003, p. 93-130.

GADELHA, S. Empresariamento da sociedade e da educação: o complexo corpo-subjetividade do homo economicus neoliberal, o imperativo da alta performance e seus efeitos. In: REZENDE, H. (Org.). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Intermeios; Brasília: CAPES/CNPQ, 2018, p. 227-245.

GUARESHI, N. M. de F.; LARA, L. de; ADEGAS, M. A. Políticas públicas entre o sujeito de direitos e o homo oeconomicus. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 41, n.3, jul/set. 2010, p.332-339.

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.

LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para alívio da “pobreza”. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de educação. Universidade do Estado de São Paulo, SP, 1998.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em 22 abr. de 2020.

PASSOS, S.S; LUPATINI, M. A contrarreforma trabalhista e a precarização das relações de trabalho no Brasil. Rev. Katálysis. Florianópolis, vol. 23, n.1, jan./abr. 2020, p.132-142.

PORTO, R.M. “Vidas outras para mundos outros” Sobre desescolarizar as práticas de educação. Tese de doutorado apresentada ao Programa de pós-graduação em políticas públicas e formação humana. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020.

RODRIGUES, H. de B. C; Caixa de ferramentas para uma atitude histórico- crítica na pesquisa intervenção. Polis e Psique: PPGPS/UFRGS, Rio Grande do Sul, v. 2, n.6, 2015.

WORLD BANK GROUPE. Políticas educacionais na pandemia do covid-19: O que o Brasil pode aprender com o resto do mundo. Publicado em 25 de março de 2020. Disponível em <https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-education-policy-covid-19-coronavirus-pandemic>. Acesso em 25 abr. de 2020.

WORLD HEALT ORGANIZATION. Q&A on coronaviruses (COVID-19). Disponível em: <https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses>. Acesso em 22 abr. de 2020.

Downloads

Publicado

30-10-2020

Como Citar

PORTO, Roberta Mendonça; PEREIRA, Jessica Coelho de Lima. A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E OS EFEITOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM CURSO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 279–300, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.50615. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/50615. Acesso em: 2 nov. 2024.