Análise arqueológica do discurso dos participantes: contribuições para a avaliação do plano estadual de educação no sistema penitenciário do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54594Keywords:
Análise Arqueológica do Discurso, Avaliação Educacional, Avaliação de Políticas Educacionais, Educação na PrisãoAbstract
O objetivo deste artigo consiste na exposição da contribuição da Análise Arqueológica do Discurso – AAD, fundamentada em Foucault (2012), no processo de avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (PARANÁ, 2012; 2015) no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado. O emprego da análise arqueológica demonstra-se pertinente quando aplicado às pesquisas de avaliação de políticas educacionais centradas nos participantes ao possibilitar a aferição da influência da atuação dos sujeitos na atribuição social da política, bem como ao gerar reflexões capazes de aperfeiçoá-la de acordo com as especificidades do contexto e da população às quais se destinam, lhes atribuindo um caráter democrático.
References
AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspetivas em avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014.
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliar a escola e a gestão escolar: elementos para uma reflexão crítica. In: ESTEBAN, Maria Teresa. (org.). Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.
ARAÚJO, Inês Lacerda. Formação discursiva como conceito chave para a arqueogenealogia de Foucault. Revista Aulas, Campinas, n. 3, p. 01-24, dez./mar. 2007.
AZEVEDO, Rosemeiry Capriata de Souza; RAMOS, Flavia Regina Souza. Arqueologia e genealogia como opções metodológicas de pesquisa na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 56, n. 3, p. 288-291, mai./jun. 2003.
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7626.htm>. Acesso em: 15 abr. 2020.
COUTINHO, Raissa Regina Silva; CARLOS, Erenildo João. Currículo, charge e EJA: conexões discursivas. Educação em foco, Belo Horizonte, n. 24, p. 255-275, dez. 2014.
EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. Lisboa: Vega, 1993.
FERNANDES, Domingues. Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. IN: FERRÃO, João; PAIXÃO, José Manuel Pinto (org.). Metodologias de avaliação de políticas públicas. Lisboa: Imprensa da Universidade de Lisboa, 2018. p. 49-67.
FERNANDES, Domingues. Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In: ESTEBAN, Maria Teresa; AFONSO, Almerindo Janela. Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999.
MACHADO, Roberto. Ciência e Saber – A Trajetória da Arqueologia de Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
MACHADO, Eusébio André. Avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se? Elementos para uma genealogia da avaliação. Ramada: Edições Pedago, 2013.
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 7-23, 2009.
MAINARDES, Jefferson. Entrevista com o Professor Stephen J. Ball. Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, 2015.
MAINARDES, Jefferson. Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage em revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 186-201, 2018.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com o professor Stephen J. Ball: um diálogo sobre Justiça Social, Pesquisa e Política Educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan.-abr. 2009.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do PARANÁ. Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná. Curitiba: DEPEN, 2015.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná. Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná. Curitiba: DEPEN, 2012.
RODRIGUES, Pedro. As três lógicas da avaliação de dispositivos educativos. In: RODRIGUES, Pedro; ESTRELA, Albano. (org.). Para uma fundamentação da avaliação em educação. Lisboa: Edições Colibri, 1995. p. 93-120.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.
YAZBEK, André Constantino. 10 lições sobre Foucault. Petrópolis: Vozes, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License