IVALDO BERTAZZO, O MESTRE DO GESTO EXPRESSIVO: UM OLHAR PARA O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.46061Keywords:
Corpo, Educação, MovimentoAbstract
O estudo do corpo na educação, enquanto elemento básico da formação e transformação do sujeito, raramente atravessa os processos formativos - docentes e discentes - e isso reflete a persistência de um lugar de silenciamento do corpo no cenário educacional. O corpo docilizado de Foucault (2009) é, ainda, uma realidade presente em muitas escolas brasileiras e isso reflete o quanto a educação precisa se movimentar nesse campo de discussão e ação. Atualmente já dispomos de estudos e práticas provenientes de diferentes áreas de conhecimento - arte, dança, teatro, antropologia, biologia, filosofia, medicina, multiculturalismo etc.- que vêm contribuindo para contrapor à visão mecanicista do corpo, que o formatou segundo uma economia produtivista, perspectivas outras que reorientam a compreensão do corpo a partir do protagonismo do mesmo nas interações com o mundo e na construção de realidades existenciais mais viáveis à vida humana e planetária. Os estudos de Ivaldo Bertazzo acerca da reeducação do corpo aparecem como um campo de investigação e conhecimento importantes para mobilizar o olhar para o corpo dinâmico, vívido, sensível e cognoscente na educação. Ao longo dos seus mais de 30 anos de pesquisa e estudo, “uma vida inteira dedicada a isso” como o mestre sublinha, desenvolveu um sólido trabalho na educação do corpo e transformação do gesto a partir da investigação do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica humana, que culminou na criação da Escola do Movimento em 1975 e no desenvolvimento do Método Bertazzo.
References
BERTAZZO, Ivaldo. Fases da vida: da gestação à puberdade. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2018. 224p.
BERTAZZO, Ivaldo. Gesto Orientado: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2014. 384p.
BERTAZZO, Ivaldo. Cérebro Ativo: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2012. 272p.
BERTAZZO, Ivaldo. Corpo Vivo: Reeducação do Movimento. 1 ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2010. 256p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 36ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License