EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378

Palavras-chave:

Educação Infantil, Imaginação, Múltiplas Linguagens, Criação e Mídia Digital.

Resumo

Este artigo narra experiências vividas com crianças da Educação Infantil, de uma escola da rede privada do Rio de Janeiro, durante o período de afastamento social provocado pela covid-19. Baseamo-nos no conceito das múltiplas linguagens, de Malaguzzi (1999); na pedagogia de Freinet (1973), pautada na cooperação, na comunicação e na afetividade; e na concepção de sujeito histórico-social de Vygotsky (1984) para elaborar propostas significativas que propiciam a manutenção dos vínculos afetivos nesse período. Com essa observação participante, concluímos que os encontros virtuais com crianças pequenas estão longe de ser o ideal, mas foi através deles que conseguimos valorizar as vozes das crianças, o imaginário criativo e o brincar como ferramentas de mediação de aprendizagem. 

 

Biografia do Autor

Maria Marta de Andrade Cerqueira, Escola Contemporânea da Travessa LTDA

Atua como coordenadora pedagógica de uma escola particular do Rio de Janeiro, diretora executiva de Educação e Cultura do SINPRO-Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e Região). É cofundadora do Movimento Articulação Infâncias e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental” (GITAKA UNIRIO). É membro do apoio pedagógico no curso de extensão Infâncias Brasileiras - corpo, arte, natureza, decolonialidade (NINA-UNIRIO). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Celso Lisboa-RJ e com pós Graduação de Psicopedagogia pela PUC Rio. Formação em Transpsicomotricidade Educacional (IFJT/UERJ). Professora de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. E-mail: marta.trans@gmail.com

Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Administração, Planejamento e Implementação da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Técnica Universitária da UERJ, atua como professora regente de Educação Infantil e desempenha a função de mediadora pedagógica a distância do curso de Pedagogia a distância da UERJ, pelo Consórcio CEDERJ. E-mail: claudiavasconcellos1709@yahoo.com.br;

Patrícia da Paz Zampier, Escola Contemporânea da Travessa LTDA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como professora de Educação Infantil. E-mail: patyzampier@yahoo.com.br

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

CERQUEIRA, Maria Marta de Andrade; NOGUEIRA DA GAMA, Cláudia Vasconcellos; ZAMPIER, Patrícia da Paz. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 522–548, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55378. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55378. Acesso em: 24 abr. 2024.