A relação entre o direito "dos" desastres e o direito "nos" desastres
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36386Palavras-chave:
Direito, Desastres, Meio Ambiente, Paradigma da Vulnerabilidade, Paradigma da AmeaçaResumo
O texto aborda a relação entre direito e desastres. Mais precisamente, como o direito brasileiro tem processado a questão dos desastres. Apesar do crescente interesse científico pelo estudo individualizado dos desastres, a reflexão sobre a sua gestão jurídica permanece pouco explorada. Assim, o artigo pretende investigar como se estabelece e opera a mais recente sistemática para a tratativa dos desastres no âmbito jurídico nacional. Para alcançar os desígnios propostos, o artigo está estruturado em três seções: na seção inicial, ele apresenta os paradigmas teóricos que oferecem substratos para a interpretação e a análise dos desastres; na segunda seção, são abordados os principais argumentos que objetivam implementar uma nova categoria jurídica: o Direito dos Desastres; na terceira e última seção, são elencadas diversas contribuições para aprimorar a discussão, especialmente sobre a necessidade implementar uma concepção normativa compatível com o plano interno do Sistema de Justiça brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.