Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição se adéqua ao objeto da revista sendo o título, o resumo, as palavras-chave, bem como, o desenvolvimento do artigo  e seu marco teórico voltado de forma expressa a análise de DIREITO DA CIDADE e não apenas referência ao DIREITO MUNICIPAL, DIREITO DE PROPRIEDADE, DIREITO AMBIENTAL ou outros ramos sem a interface imediata e clara em tais itens com a questão da cidade.

    The contribution is appropriate to the object of the journal being the title, the abstract, the keywords, as well as the development of the article aimed at analyzing CITY LAW and not just reference to MUNICIPAL LAW, PROPERTY LAW or ENVIRONMENTAL LAW.

     

     
     
     
     
  • O autor ou um dos co-autores possui a titulação de DOUTOR e foram preenchidos o METADADOS COMPLETO DA SUBMISSÃO do usuário com as seguintes informações atualizadas sobe pena de ARQUIVAMENTO: instituição ao qual encontra-se vinculada (departamento, unidade, campus, cidade e nome da instituição), link para o endereço do seu curriculum lattes (se estrangeiro envio de endereço de plataforme onde conste seu curriculum), número do cadastro ORCID e cidade atual do autor, resumo (conforme abaixo) e palavras-chaves.

    The author or one of the co-authors has the title of DOCTOR and the user's PROFILE has been filled in with the following updated information under the penalty of FILING: institution to which he is linked (department, unit, campus, city and name of the institution), link to the address of your curriculum lattes (if a foreigner sends a platform address with his curriculum), number of the ORCID register and the author's current city. 

     
     
     
     
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication elsewhere; otherwise, shall be justified in "Comments to the Editor".

     
     
     
     
     
  •  
     
     
     
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

    The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF (they do not exceed 2MB)

     
     
     
     
     
  • O texto está configurado para papel A4, com margem superior de 3 cm, inferior e direita de 2cm e esquerda de 2,5cm; tem espaço 1,5; usa fonte calibri de tamanho 11, com espaçamento antes e depois 6pt e entre linhas 1,5 linha. As citações devem ter tamanho 10,5pt e recuo de 4 cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    The text is configured for A4 paper, with an upper margin of 3 cm, lower and right of 2 cm and left of 2.5 cm; has 1.5 space; uses calibri font of size 11, with spacing before and after 6pt and between lines 1.5 line. Citations must be 10.5pt in size and 4 cm indent; uses italics instead of underlining (except URL addresses); figures and tables are inserted in the text, not at the end of the document, as attachments. 

     
     
     
     
  • O texo contém obrigatoriamente: título, resumo (de até 200 palavras), 05 (cinco) palavras-chave, introdução, corpo do trabalho com desenvolvimento livre, conclusão, notas (opcionais) e referências bibliográficas. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser feitos obrigatoriamente no idioma de submissão e também no idioma inglês. 

    The text must contain: title, abstract (up to 200 words), 05 (five) keywords, introduction, body of work with free development, conclusion, notes (optional) and bibliographical references. The title, abstract and keywords must be written in the language of submission and also in the English language. 

     
     
     
     
     
  • O resumo do artigo deve conter os seguintes itens separadamente: objetivo, método, resultados e contribuições.

    The abstract of the article must contain separately: objective, method, results and contributions.

     
     
     
     
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    URLs for the references have been provided

     
     
     
     
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines, in About the Journal.

     
     
     
     
     
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

     

     
     
     
     
     

Diretrizes para Autores

Revista de Direito da Cidade

1. A Revista de Direito da Cidade aceita para análise artigos inéditos sobre Direito da Cidade dentre os quais propriedade urbana, história urbana e territorial, história fundiária, posse, planejamento urbano e regional no Brasil, habitação e políticas locais, segregação e mobilidade sócio-espacial, criminalidade, impactos econômicos dos grandes projetos urbanos e de megaeventos culturais e esportivos, violência urbana, regularização fundiária, Estatuto da Cidade, acesso à justiça, políticas urbanas, conflitos socioambientais, riscos ambientais, direito urbanístico, metropolização, dinâmicas intrametropolitanas, tributação ambiental, gestão participativa de programas e projetos, direito ambiental, Planos diretores municipais, regulação social, habitação popular, participação social, etc. e outras disciplinas que tenham o Direito da Cidade por objeto de estudo, escritos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com título de Doutor (mestres somente em co-autoria com um doutor), considerando as diversas abordagens teórico-metodológicas ao campo. (artigos com versão em inglês têm prioridade na avaliação e publicação).

Os autores deverão registrar no final dos artigos a contribuição de cada um dos autores, com a utilização de dois critérios mínimos de autoria: a) participar ativamente das discussões dos resultados; b) revisão e aprovação final do trabalho. Os artigos nos quais não for especificamente individualizada expressamente essa contribuição é porque todos os autores participaram das discussões dos resultados, revisaram e aprovaram o trabalho final.

Os autores ficão cientes de que, uma vez aprovados para publicação, os direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados ficam transferidos para a Revista de Direito da Cidade e obedecerão aos parâmetros da Licença Creative Commons, CC-BY. 

A Revista de Direito da Cidade publica artigos e ensaios revisados por pares e o conjunto de dados produzidos, são abertos, acessíveis abertamente para o reuso. O artigo de dados publicado em nossa Revista é sempre um documento de metadados pesquisável, que descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, publicado na forma de um artigo revisado por pares nesse periódico acadêmico.

A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. 

A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY  (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.

Os autores ficão cientes igualmente que os artigos a serem publicados na Revista passarão por uma avaliação por pares aberta e com dados abertos.

Os originais apresentados à Revista de Direito da Cidade deverão seguir o modelo abaixo:

1.1. O Texto

1.1.1. Serão aceitos para análise artigos nos idiomas português, espanhol, italiano, francês e inglês. Os trabalhos são passíveis de revisão.

1.1.2. Os trabalhos deverão ser digitados em processador de textos Word for Windows, versão 2000 ou superior, em fonte calibri, tamanho 11pt, com espaçamento antes e depois 6pt e entre linhas 1,5 linha. As citações devem ter tamanho 10,5pt e recuo de 4 cm.

1.1.3. Os trabalhos deverão ser configurados para papel A4, com margem superior de 3 cm, inferior e direita de 2cm e esquerda de 2,5cm;

1.1.4. A indicação de citações deverá ser feita pelo sistema numérico, no formato autor-data (ex: CARVALHO, 2015), observando as normas de apresentação estabelecidas pela ABNT. Para as citações longas, deve-se observar a distinção de fonte (calibri, tamanho 10,5), recuo de 4 cm à esquerda e entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5cm.

1.1.5. Os artigos deverão, quanto à sua dimensão, contar, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo 45 (quarenta e cinco) páginas;

1.1.6. Os artigos deverão conter obrigatoriamente: título, resumo (de até 200 palavras), 05 (cinco) palavras-chave, introdução, corpo do trabalho com desenvolvimento livre, conclusão, notas (opcionais) e referências bibliográficas. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser feitos obrigatoriamente no idioma de submissão e também no idioma inglês.

1.1.7. O resumo do artigo deve fornecer aos leitores uma ideia clara e bastante precisa de todos os pontos relevantes do trabalho realizado.

O resumo do artigo deve conter objetivo, método, resultados e considerações finais.

O objetivo é uma breve descrição do que é e para que o estudo foi realizado, a que ele se propõe.

O método é a descrição de como o estudo foi realizado, sobretudo de suas características mais importantes (p. ex. estudo quantitativo, qualitativo ou multimétodos; descrição dos participantes do estudo, dos instrumentos, etc.) e procedimentos de coleta e análise de dados.

Os resultados consistem na descrição dos principais achados do estudo, especificamente daqueles que respondem ao objetivo do referido estudo.

As considerações finais consistem na descrição das principais contribuições trazidas pelo estudo e indicativos para estudos futuros

1.1.8       Quando se tratar de um artigo de revisão de literatura este deve definir e esclarecer um problema específico, sumarizar os estudos prévios e informar aos leitores o estado em que se encontra uma determinada área de investigação. Além disso o artigo de revisão de literatura deve buscar identificar relações, contradições, lacunas e inconsistências na literatura e indicar sugestões para a resolução dos problemas identificados.

1.1.9     Quando se tratar de uma resenha, esta deve ter obrigatoriamente um caráter crítico, isto é, ser um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

1.1.10. Os originais deverão ser submetidos, exclusivamente pela Internet, através do endereço http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/index. O autor deve anexar nos metadados da submissão um resumo de biografia de, no máximo, 100 palavras, contendo obrigatoriamente titulação, vinculação institucional e cargos exercidos. Deverá ser também informado o endereço, telefone, fax e e-mail.

2. Ilustrações

2.1. Figuras, desenhos, gráficos devem ser confeccionados eletronicamente, enviados em arquivos separados, com indicação do programa utilizado para sua elaboração.

2.2. Tabelas podem ser confeccionadas em Excel 8.0, em Page Maker ou no próprio Word for Windows.

2.3. Cabe ao autor indicar a posição preferencial de inserção de ilustrações no texto.

3. Fórmulas e Equações

3.1. O(s) autor(es) deve(m) indicar claramente como deve ser feita a composição de símbolos e equações.

4. Notas e Referências Bibliográficas

4.1. As notas serão numeradas seqüencialmente em algarimos arábicos e virão dispostas no final do artigo, antes das referências bibliográficas;

4.2. As referências bibliográficas deverão vir listadas no final do texto, com espaçamento entre linhas simples, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética do último sobrenome do autor, de acordo com os exemplos abaixo:

BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.

BARRETO, Vicente. O conceito moderno de cidadania. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n.192, p. 29-37, abr. /jun. 1993


1. The Journal of Law City accepted for consideration original articles on Law City, Property, Urban and regional history, Land history, Possession, Urban and regional planning, Housing and local policies, Segregation and socio-spatial mobility, Economic impacts of large urban projects and cultural and sports mega-events, Urban violence, City Statute, Access to justice, Urban policy, Environmental law, Environmental conflicts, Environmental risks, Environmental taxation, Municipal master plans, Social regulation, and others disciplines that having the Right to the City by subject matter, authored by researchers affiliated with institutions of higher education with a doctorate (masters only co-authored with a doctor), considering the various theoretical and methodological approaches to the field. (articles with an english version has priority in the evaluation and publication).

Authors should register at the end of the articles the contribution of each of the authors, using two minimum authorship criteria: a) actively participate in the discussions of the results; b) review and final approval of the work. The articles in which this contribution is not specifically individualized is because all the authors participated in the discussions of the results, reviewed and approved the final work.

The authors are aware that, once approved for publication, the patrimonial copyright of the published articles will be transferred to Revista de Direito da Cidade and will comply with the parameters of the Creative Commons License, CC-BY.

The Journal of Law City publishes peer-reviewed articles and essays and the dataset produced is open, openly accessible for reuse. The data article published in our Journal is always a searchable metadata document, which describes a particular dataset or a group of datasets, published in the form of a peer-reviewed article in this academic journal.

The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work.

The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.

The authors are also aware that the articles to be published in the journal will undergo an open peer review and with open data.

Originals submitted to the Revista de Direito da Cidade Journal should follow the model below:

  • 1.1. Text
  • 1.1.1. Will be accepted for review articles in Portuguese, Spanish, Italian, French and English. The works are subject to revision.
  • 1.1.2. Papers should be typed in the text processor Word for Windows, version 2000 or higher, in Times New Roman, size 12, with spacing before and after 6pt and 1.5 line lines.
  • 1.1.3. The work should be configured to A4 paper with top and left margin of 3cm and bottom and right to 2.5cm;
  • 1.1.4. The statement quotes must be made by the numerical system, in the author-date format (ex: CARVALHO, 2015), observing the rules of presentation established by ABNT. For long quotations, it should be noted the source of distinction (Times New Roman, size 10) and the decrease of 2.5 cm to the left.
  • 1.1.5. Articles should, for their size, count at least twenty (20) and a maximum of 45 (forty five) pages;
  • 1.1.6. Articles should contain: title, abstract (up to 200 words), FIVE (05) keywords, introduction, body of work with free development, conclusion, notes (optional) and references. The title, abstract and keywords are required to be made in the submission language and also in English.
  • 1.1.7 The abstract of the article should provide to readers a clear and fairly idea of all the relevant items of work.
  • The abstract of the article must contain objective, methods, results and final considerations.The objective is a brief description of what is and what the study was conducted, which he proposes.
  • The method is the description of how the study was conducted, especially its most important characteristics (eg. quantitative study, qualitative study or multimethod study; description of the study participants, instruments, etc.) and procedures for data collection and analysis.
  • The results consist in the description of the main findings of the study, specifically those that respond to the objective of this study.
  • The final consideration consist in the description of the main contributions of the study and indicative for future studies.
  • 1.1.8    In the case of a literature review this article shall define and clarify a specific issue, summarize previous studies and inform readers what state is a particular area of research. In addition the literature review article should seek to identify relations, contradictions, gaps and inconsistencies in the literature and give suggestions to solve the problems identified.
  • In the case of a brief review, it must necessarily have a critical character, that is, be a text  that summarize the object, make an assessment of it, a criticism, pointing out the positive and negative aspects. It is, therefore, an information and opinative text.
  • 1.1.10. Manuscripts should be submitted exclusively via the Internet, through the http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/index address. Along with the article, the author should attach biographical information, not exceeding 100 words, containing mandatory title, institutional affiliation, positions held and major published works. Should also be informed, address, phone, fax and email.

2. Illustrations

  • 2. 2.1. Figures, drawings, graphics must be made electronically, sent in separate files with the program statement used for its preparation.
  • 2.2. Tables can be made in Excel 8.0, in Page Maker or Word for Windows itself.
  • 2.3. The author must indicate the preferred insertion position of illustrations in the text.

3. Formulas and Equations

  • 3.1. The author must clearly indicate how the composition of symbols and equations should be.

4. Notes and References

  • 4.1. The notes will be numbered consecutively in Arabic numerals and come presented at the end of the article, before the references;
  • 4.2. References should come listed at the end of the text, with single line spacing, aligned to the left, in alphabetical order of the last author's name, according to the examples below:
  • BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.
  • BARRETO, Vicente. O conceito moderno de cidadania. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n.192, p. 29-37, abr. /jun. 1993
 
 
 
 
 

Condições Éticas a Publicação de Trabalhos/Ethic Conditions of Publishing

Considerando-se a necessidade de adequação às diretrizes sobre Ética e Integridade na Prática Científica, elaboradas segundo o Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Revista de Direito da Cidade, prezando pela qualidade e integridade de seus trabalhos, obedece aos seguintes princípios:

1: O autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho.

2: Toda citação in verbis de outro autor deve ser colocada entre aspas.

3: Quando se resume um texto alheio, o autor deve procurar reproduzir o significado exato das ideias ou fatos apresentados pelo autor original, que deve ser citado.

4: Quando em dúvida se um conceito ou fato é de conhecimento comum, não se deve deixar de fazer as citações adequadas.

5: Quando se submete um manuscrito para publicação contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (p.ex. apresentado em conferência, divulgado na internet), o autor deve indicar claramente aos editores e leitores a existência da divulgação prévia da informação.

6: se os resultados de um estudo único complexo podem ser apresentados como um todo coesivo, não é considerado ético que eles sejam fragmentados em manuscritos individuais.

7: Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações.

8: O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito. O autor deve dar crédito também aos autores que primeiro relataram a observação ou ideia que está sendo apresentada.

9: Quando estiver descrevendo o trabalho de outros, o autor não deve confiar em resumo secundário desse trabalho, o que pode levar a uma descrição falha do trabalho citado. Sempre que possível consultar a literatura original.

10: Se um autor tiver necessidade de citar uma fonte secundária (p.ex. uma revisão) para descrever o conteúdo de uma fonte primária (p. ex. um artigo empírico de um periódico), ele deve certificar-se da sua correção e sempre indicar a fonte original da informação que está sendo relatada.

11: A inclusão intencional de referências de relevância questionável com a finalidade de manipular fatores de impacto ou aumentar a probabilidade de aceitação do manuscrito é prática eticamente inaceitável.

12: Quando for necessário utilizar informações de outra fonte, o autor deve escrever de tal modo que fique claro aos leitores quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas.

13: O autor tem a responsabilidade ética de relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem. Ademais, as evidências usadas em apoio a suas posições devem ser metodologicamente sólidas. Quando for necessário recorrer a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras, tais defeitos devem ser claramente apontados aos leitores.

14: O autor tem a obrigação ética de relatar todos os aspectos do estudo que possam ser importantes para a reprodutibilidade independente de sua pesquisa.

15: Qualquer alteração dos resultados iniciais obtidos, como a eliminação de discrepâncias ou o uso de métodos estatísticos alternativos, deve ser claramente descrita junto com uma justificativa racional para o emprego de tais procedimentos.

16: A inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração e deve se fundamentar em orientações já estabelecidas, tais como as do International Committee of Medical Journal Editors.

17: Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.

18: A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em Ciência é eticamente inaceitável.

19: Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.

20: Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.

21: Todo trabalho de pesquisa deve ser conduzido dentro de padrões éticos na sua execução, seja com animais ou com seres humanos.

Fonte: http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm

Considering the need to adapt the guidelines on Ethics and Integrity in Scientific Practice, prepared in accordance with the Report of Research Integrity of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), the Journal Revista de Direito da Cidade, maintaining the quality and integrity of their work, obeys to the following principles:

1: The author should always give credit to all sources that directly underlie their work.

2: Every citation in verbis of another author must be enclosed in quotes.

3: When summing up someone else's text, the author should seek to reproduce the exact meaning of the ideas or facts presented by the original author, who should be named.

4: When in doubt whether a concept or fact is common knowledge, one should not fail to make appropriate citations.

5: When you submit a manuscript for publication containing information, conclusions or data that has been disseminated significantly ( presented in conference, posted on the Internet), the author should clearly indicate to the editors and readers the existence of prior disclosure information.

6: The results of a complex single study may be presented as a cohesive whole, is not ethical that they are fragmented into individual manuscripts.

7: To avoid any characterization of self-plagiarism, the use of texts and previous work of the author himself should be noted, with appropriate references and citations.

8: The author must ensure the correctness of each service and each citation in the bibliography correspond to a citation in the manuscript text. The author must also give credit to the authors who first reported the observation or idea being presented.

9: When describing the work of others, the author should not rely on secondary summary of this work, which can lead to a fault description of the attached work. Whenever possible consult the original literature.

10: If an author has need to quote a secondary source (a review) to describe the contents of a primary source (an empirical article in a journal), he must make sure of its correctness and always indicate the original source of the information being reported.

11: The intentional addition of questionable relevance search results for the purpose of manipulating, or to increase impact or the acceptance of the manuscript is an ethically unacceptable practice.

12: When you need to use another source of information, the author should write in such a way that it is clear to readers what ideas are yours and which are from the sources consulted.

13: The author has an ethical responsibility to report evidence contrary to your point of view, when available. Moreover, the evidence used in support of their positions should be methodologically sound. When is a need for studies that have methodological shortcomings, statistics or other such defects should be clearly pointed out to readers.

14: The author has an ethical obligation to report all aspects of the study that may be important for independent research of its reproducibility.

15: Any change in the initial results, as the elimination of discrepancies or the use of alternative statistical methods, must be clearly described along with a rationale for the use of such procedures.

16: The inclusion of authors in the manuscript should be discussed before you begin collaborating and must be based on established guidelines, such as the International Committee of Medical Journal Editors.

17: Only people who have lent significant contribution to the work deserve authorship of a manuscript. A significant contribution means conducting experiments, participation in the development of the experimental design, results analysis or preparation of the manuscript body. Equipment loan, obtaining funding or general supervision alone do not justify the inclusion of new authors, who should be thanking object.

18: Collaboration between teachers and students must follow the same criteria. Supervisors must take care to not falling in the authoring students with little or no contribution or exclude those who effectively participated in the work. Ghost authorship in science is ethically unacceptable.

19: All authors of a work are responsible for the accuracy and reliability of the work, being the first author and the corresponding author full responsibility, and the other authors responsibility for their individual contributions.

20: The authors should be able to describe, when requested, his personal contribution to the work.

21 All research work should be conducted within ethical standards in pursuance thereof, with animals or humans

Artigos/Articles/Artículos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for other purposes or to third parties.