Metodologia Técnico-jurídica e o Direito Penal Fascista Italiano: Contribuições de Alfredo Rocco e Arturo Rocco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2025.91405

Palavras-chave:

direito penal fascista, metodologia técnico-jurídica, Alfredo Rocco, Arturo Rocco, autoritarismo e direito penal

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como a metodologia técnico-jurídica italiana contribuiu para a ascensão do fascismo na Itália, sem que fosse preciso modificar nem a legislação penal existente, nem as bases científicas da dogmática penal. O artigo é pautado fundamentalmente no estudo do direito, da história do direito e da sociologia e se utilizou das seguintes ferramentas metodológicas: i) revisão bibliográfica em fontes primárias de Alfredo Rocco e Arturo Rocco, bem como de seus principais comentadores italianos, a respeito do fascismo e da ciência penal italiana estruturada pela metodologia técnico-jurídica; ii) análise documental, entre os anos de 1910 e 1940, das seguintes revistas italianas: Rivista di diritto e procedura penale, Rivista Italiana di Diritto Penale e Annali di Diritto e Procedura Penale. Como resultado, conclui-se que a metodologia técnico jurídica foi peça chave na manutenção do ordenamento jurídico penal e dos fundamentos principiológicos penais clássicos, ainda que a Itália fascista tenha vivido em meio a legislações de exceção. Por fim, o estudo traz uma contribuição para o estado da arte sobre o direito penal na Itália fascista, trazendo ao Brasil os argumentos de autoridade italianos sobre o tema.

Biografia do Autor

Daniele Lovatte Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em sociologia em direito pelo PPGSD/UFF. Mestra em direito pelo PPGD/UFRJ e bacharel em direito pela UFRJ. Professora substituta da faculdade de direito da UFRJ, nas disciplinas de Direito Penal e Criminologia. Professora substituta da faculdade de Gestão Pública da UFRJ, nas disciplinas de Direitos Humanos e Direito Administrativo. Foi professora substituta de Direito Penal, Prática Penal e Metodologia da UFF (2019-2021). Advogada. Delegada da Comissão de Constituição, Justiça e Estado Democrático de Direito da OAB/Niterói (2022-2024)

Downloads

Publicado

2026-01-14

Como Citar

Lovatte Maia, D. (2026). Metodologia Técnico-jurídica e o Direito Penal Fascista Italiano: Contribuições de Alfredo Rocco e Arturo Rocco. REVISTA QUAESTIO IURIS, 18(1), 302–328. https://doi.org/10.12957/rqi.2025.91405