Direito, estado e ideologia: notas sobre as perspectivas de Claude Lefort e de Louis Althusser
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2024.82181Palabras clave:
Direito, Estado, Ideologia, Aparelhos Ideológicos de Estado, EmancipaçãoResumen
Objetivos: O objetivo deste artigo é analisar o modo pelo qual Claude Lefort e Louis Althusser, a partir de suas reflexões sobre a ideologia, concebem o direito e o Estado. Para tanto, em primeiro lugar, enfoca os aspectos gerais dos pensamentos desses dois autores acerca da ideologia. Em seguida, examina a teoria althusseriana dos “aparelhos ideológicos de Estado” para, a partir daí, abordar o direito como um desses “aparelhos”. Feito isso, analisa o caráter ambivalente da concepção de Claude Lefort a respeito do direito e do Estado. O cotejo de aspectos das reflexões desses dois autores enseja a possibilidade de apreensão de distintas concepções de direito e de Estado no âmbito da filosofia política.
Método: Baseando-se no método hipotético-dedutivo, desenvolve-se uma abordagem argumentativa que contrasta as reflexões dos dois autores analisados mediante a pesquisa de fontes bibliográficas.
Resultados: O contraste entre os pensamentos de Louis Althusser e de Claude Lefort permitiu identificar duas distintas visões acerca do direito e do Estado, a partir do conceito de ideologia. O cotejo de aspectos das reflexões desses dois autores enseja a possibilidade de apreensão de distintas concepções de direito e de Estado no âmbito da filosofia política.
Contribuições: O artigo pretende proporcionar uma contribuição à compreensão do direito e do Estado à luz do conceito de ideologia, a partir das obras de Louis Althusser e Claude Lefort.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.