Direito, estado e ideologia: notas sobre as perspectivas de Claude Lefort e de Louis Althusser

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.82181

Palabras clave:

Direito, Estado, Ideologia, Aparelhos Ideológicos de Estado, Emancipação

Resumen

Objetivos: O objetivo deste artigo é analisar o modo pelo qual Claude Lefort e Louis Althusser, a partir de suas reflexões sobre a ideologia, concebem o direito e o Estado. Para tanto, em primeiro lugar, enfoca os aspectos gerais dos pensamentos desses dois autores acerca da ideologia. Em seguida, examina a teoria althusseriana dos “aparelhos ideológicos de Estado” para, a partir daí, abordar o direito como um desses “aparelhos”. Feito isso, analisa o caráter ambivalente da concepção de Claude Lefort a respeito do direito e do Estado. O cotejo de aspectos das reflexões desses dois autores enseja a possibilidade de apreensão de distintas concepções de direito e de Estado no âmbito da filosofia política.

Método: Baseando-se no método hipotético-dedutivo, desenvolve-se uma abordagem argumentativa que contrasta as reflexões dos dois autores analisados mediante a pesquisa de fontes bibliográficas.

Resultados: O contraste entre os pensamentos de Louis Althusser e de Claude Lefort permitiu identificar duas distintas visões acerca do direito e do Estado, a partir do conceito de ideologia. O cotejo de aspectos das reflexões desses dois autores enseja a possibilidade de apreensão de distintas concepções de direito e de Estado no âmbito da filosofia política.

Contribuições: O artigo pretende proporcionar uma contribuição à compreensão do direito e do Estado à luz do conceito de ideologia, a partir das obras de Louis Althusser e Claude Lefort.

 

Biografía del autor/a

Orlando Villas Bôas Filho, Universidade de São Paulo (USP) Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito, na área de concentração Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-Doutorado na Université de Paris X - Nanterre, França (2009). Pós-doutorado na École Normale Supérieure de Paris (2012-2013). Recebeu o Prêmio Capes de Teses em 2007 (concedido à melhor tese defendida em 2006 na área do Direito). Foi pesquisador pleno do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), entre os anos de 2000 e 2006. Atualmente, é Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP) e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

Publicado

2025-03-17

Cómo citar

Villas Bôas Filho, O. (2025). Direito, estado e ideologia: notas sobre as perspectivas de Claude Lefort e de Louis Althusser. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(2), 280–307. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.82181