v. 12 n. 2 (2023): Vigésima segunda edição. N.2- Dossiê Cadernos de Estágio Supervisionado em Geografia na FEBF/UERJ - 2022

					Visualizar v. 12 n. 2 (2023): Vigésima segunda edição. N.2- Dossiê Cadernos de Estágio Supervisionado em  Geografia na FEBF/UERJ - 2022

Neste número, os leitores da revista História, Natureza e Espaço terão a oportunidade de apreciar valiosas contribuições relacionadas aos relatos de experiências nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia II e III, ao longo do período de 2022.1, das alunas e alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).  O dossiê é composto de apresentação e 15 relatos de experiência. Para fins didáticos, os relatos expressos agrupam-se em três seções: [1] “Presentes, sim!”; [2] Escola: lugar ou não-lugar?; [3] Repolitizando práticas geopedagógicas. Os materiais aqui publicados asseguram o anonimato das escolas e das pessoas da comunidade escolar, utilizando nomenclaturas fictícias para preservar identidades. O objetivo é direcionar o foco para o cerne desta produção: apresentar a diversidade de situações cotidianas enfrentadas nas escolas públicas e como essas situações mobilizam professores em formação, além de questionar a abordagem de nossos currículos na Universidade. Este dossiê foi organizado pelas professoras Lorena Lopes Pereira Bonomo e Flavia Eginia Cabral.

Publicado: 2023-12-06

Artigos

  • Apresentação do dossiê “Cadernos de Estágio Supervisionado em Geografia na FEBF/UERJ - 2022”

    Lorena Lopes Pereira Bonomo, Flavia Eginia Cabral
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80409
  • [1] Geografia, Raça e Classe reflexões para a docência a partir das experiências do estágio supervisionado

    Brenda Ramos
    06-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80414
  • [1] Por uma educação feminista reflexões de uma estagiária de geografia em turmas do Ensino Médio

    Thayná Gomes
    15-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80473
  • [1] ‘’Tá de resguardo’’ – reflexões sobre as ausências na escola devido a gravidez na adolescência

    Ingrid Vitoria Gomes
    23-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80475
  • [1] Bullying, assédio e desafios urgentes à saúde mental nas escolas reflexões a partir do estágio supervisionado

    Iara Nascimento Costa
    31-39
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80476
  • [2] A cultura dos “corpos dóceis” na escola reflexão de uma prática que pode resultar na repulsão discente do ambiente escolar.

    Elaine de Freitas Soares Condez
    40-48
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80478
  • [2] Uma visão geográfica da escola a partir do estágio supervisionado socialização, reprodução social ou aprisionamento?

    Lara Lima Bezerra
    49-58
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80562
  • [2] Vivências de estágio espaços de aprendizado, vigilância, punição e controle

    Vinícius Fonseca
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80563
  • [2] Os desafios da Educação Inclusiva observados na prática escolar

    Gabriel Castilho
    70-79
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80567
  • [2] Aprendendo com as diferenças Experiência de um estagiário sobre educação inclusiva e o espaço de PCD’s na escola

    Kalel Pessanha
    80-89
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80569
  • [3] Indisciplina escolar reflexões a partir da experiência do Estágio Supervisionado em Geografia

    Luis Silva
    90-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80571
  • [3] Problematizações sobre o cotidiano escolar e práticas de avaliação no Ensino Fundamental a partir da vivência no estágio supervisionado em Geografia

    Ana Carolina de Oliveira Barroso
    91-100
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80574
  • [3] Estágio docente e o projeto de educação entre o “idealismo” e a realidade concreta

    Lucas Chaves
    101-109
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80576
  • [3] Em busca dos sentidos de lecionar a partir da experiência de estágio em uma escola de Duque de Caxias – Baixada Fluminense

    Sávio Reis
    110-118
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80577
  • [3] A precarização do trabalho docente problemáticas que se estendem para além da sala de aula.

    Leticia Mello de Souza Nascimento
    119-126
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80578
  • [3] Do Cotidiano ao Contexto Escolar Uma proposta prática de ensino em Geografia

    Guilherme Serra Pereira Bernardo
    127-135
    DOI: https://doi.org/10.12957/hne.2023.80581