[1] Geografia, Raça e Classe

reflexões para a docência a partir das experiências do estágio supervisionado

Autor/innen

  • Brenda Ramos Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80414

Abstract

A educação brasileira é um desafio diário. As escolas públicas no Brasil enfrentam de modo ainda grave tais dificuldades que vão de questões relacionadas à qualidade do ensino e respectivas estruturas. Os estudantes, assim como seus professores, resistem a sucateamentos que tornam o cotidiano escolar cada vez mais complicado.  Este relato tem como horizonte a defesa da construção de uma educação pública e de qualidade para todos no Brasil e enfatiza o compromisso dos profissionais da educação para a construção de uma sociedade crítica e igualitária. Objetiva, fundamentalmente, em contribuir para a discussão espacial do racismo nas escolas através da experiência vivida na disciplina de Estágio em Geografia e propor mudanças radicais através de projetos, oficinas e seminários. Esta narrativa dialoga com as ideias defendidas por diferentes autores brasileiros de diferentes campos de atuação que ajudaram a construir uma noção de justiça social dentro e fora das escolas para todos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Brenda Ramos, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Licencianda em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Veröffentlicht

2023-12-06

Zitationsvorschlag

RAMOS, Brenda. [1] Geografia, Raça e Classe: reflexões para a docência a partir das experiências do estágio supervisionado. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 06–14, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80414. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80414. Acesso em: 9 mai. 2025.