[3] A precarização do trabalho docente

problemáticas que se estendem para além da sala de aula.

Autores

  • Leticia Mello de Souza Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80578

Resumo

Esse texto é resultado das observações realizadas durante o estágio supervisionado em ensino de geografia no ensino médio, que foi cumprido em uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, situada na cidade de Niterói. As questões apresentadas neste relato emergiram através da observação do cotidiano escolar em diálogo com as discussões e pesquisas propostas pela disciplina acadêmica. Portanto, a realização do estágio possibilitou a reflexão sobre a condição do trabalho docente, além da compreensão sobre a trilha de problemáticas e precarizações que os professores enfrentam desde antes de ingressar no ensino superior. Destacando que a precarização não emergiu nos novos tempos, pelo contrário, é um projeto de sociedade, cabe a nós, futuros professores, professores e qualquer pessoa que se ocupe com a defesa da educação, buscar caminhos que permitam condições dignas para o trabalhador docente.

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Biografia do Autor

Leticia Mello de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Bacharela em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa; Especialista pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro; Especialista pelo programa de Pós-Graduação Lato Sensu Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licencianda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

MELLO DE SOUZA NASCIMENTO, Leticia. [3] A precarização do trabalho docente: problemáticas que se estendem para além da sala de aula. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 119–126, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80578. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80578. Acesso em: 30 maio. 2025.