[2] Vivências de estágio

espaços de aprendizado, vigilância, punição e controle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80563

Resumo

Na oportunidade de vivenciar a experiência do estágio supervisionado II, foram observados pontos de extrema relevância para a construção do olhar para o ensino de Geografia na escola pública. Inexistência de material didático, ausência de recursos didáticos, turmas lotadas, desmotivação e professores despreparados são realidades existentes que dificultam e provocam o olhar científico sobre as práticas pedagógicas utilizadas. Além das dificuldades mais nítidas, problemáticas quanto à constituição da base construtivista da escola nos fazem pensar sobre qual/quais realmente são as bases praticadas no cotidiano escola. Estamos trilhando caminhos para uma educação que pode ser libertadora? Orientados por essa questão, constatando situações educativas pautadas no controle e na punição dos sujeitos, refletimos aspectos behavioristas e construtivistas no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Fonseca, Faculdade de Educação Baixada Fluminense - UERJ/FEBF

Licenciando em Geografia na Faculdade de Educação Baixada Fluminense - UERJ/FEBF.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

FONSECA, Vinícius. [2] Vivências de estágio: espaços de aprendizado, vigilância, punição e controle. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 59–69, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80563. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80563. Acesso em: 9 maio. 2025.