[3] Do Cotidiano ao Contexto Escolar

Uma proposta prática de ensino em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80581

Resumo

Frequentando o cotidiano escolar, como estagiário na turma de 6º ano, no ensino fundamental e bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, pude observar e compreender parte do contexto de uma unidade de ensino municipal localizada no bairro de Imbariê. Na experiência foram identificados problemas na aprendizagem dos alunos no ensino de Geografia, no qual, se apresenta com atrasos e déficits. Dessa forma, como uma maneira de tentar contribuir para a suavização desses problemas, propus o Mapa de Desigualdades Socioambientais, uma atividade em cartografia a fim de desenvolver habilidades dos alunos e o pensamento geográfico dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Serra Pereira Bernardo, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ.

Licenciando em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF/UERJ.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

SERRA PEREIRA BERNARDO, Guilherme. [3] Do Cotidiano ao Contexto Escolar: Uma proposta prática de ensino em Geografia. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 127–135, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80581. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80581. Acesso em: 30 maio. 2025.