[1] Por uma educação feminista

reflexões de uma estagiária de geografia em turmas do Ensino Médio

Autores

  • Thayná Gomes Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80473

Resumo

O presente relato tem por objetivo refletir acerca de como o patriarcado está
presente dentro de sala de aula e como uma educação feminista pode ser a chave
para diminuir casos de machismo na escola. A partir de uma experiência negativa
vivenciada no estágio supervisionado, esse trabalho defende a importância do
combate a falas machistas dentro de sala de aula e propõe que professoras e
professores comecem a se interessar verdadeiramente por uma educação
emancipadora, crítica e feminista. Para tal, é importante que a direção e toda
comunidade escolar tencione tais discursos e práticas e se posicione não
permitindo tais situações dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayná Gomes, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Licenciada em Geografia, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

GOMES, Thayná. [1] Por uma educação feminista: reflexões de uma estagiária de geografia em turmas do Ensino Médio. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 15–22, 2023. DOI: 10.12957/hne.2023.80473. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/80473. Acesso em: 9 maio. 2025.