n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

					Visualizar n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Número 47 (set.-dez.2023)

Organização do dossiê:

Andréa Rodrigues (UERJ)

Juciele Pereira Dias (UERJ)

Lucia Teixeira (UFF)

Publicado: 2023-12-31

Apresentação

  • A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

    Andréa Rodrigues, Juciele Pereira Dias, Lucia Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81138

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica

  • Legado acadêmico de estudos linguísticos em contexto amazônico mato-grossense

    Leandra Ines Seganfredo Santos, Albina Pereira de Pinho
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.76462
  • Fronteira, educação e pesquisa um levantamento das produções acadêmicas de 2014 a 2023

    Cátia Regina Guidio Alves de Oliveira, Renata A Oliveira, Isis Ribeiro Berger
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80089
  • O discurso da inovação no ensino: uma análise semiótica

    Silvia Maria de SOUSA
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80345
  • No soar do tambor: carimbó em prática educativa

    Laise Barros, Marcos Baltar
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79870
  • “Ao Sul do berço da humanidade”: colonialidade, língua e letramento no ensino de língua portuguesa

    Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79980
  • Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do Tocantins

    Roseli Bitzcof de Moura, Laissy Taynã da Silva Barbosa, Cícero da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79240
  • A voz e a vez dos podcasts na educação linguística em espanhol

    Fabiana de Freitas Batista, Daniela Kanashiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80090
  • Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica

    Glenda Cristina Valim de Melo, Karoline dos Santos Silva Silva, Tayene Mendonça Santos
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80168
  • “The book is on the table": sentidos sobre o ensino de língua inglesa na reforma do ensino médio materializados em memes

    Mary Neiva surdi da Luz, IRENE CRISTINA KOHLER, ALÂNA CAPITANIO
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79762
  • Contribuições da BNCC para os livros didáticos de português a abordagem gramatical dos “substantivos”

    ADRIENE DE MELLO, MARIA TERESA TEDESCO VILARDO ABREU
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80144
  • Análise do Discurso e formação continuada de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    ADRIANO OLIVEIRA SANTOS, Angela Marina Bravin dos Santos, Wagner Alexandre dos Santos Costa
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79039
  • Questionando o irredutível a fotodenúncia como mecanismo para a leitura crítica do mundo

    Natália Luczkiewicz da Silva, Flávia Colen Meniconi
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79656
  • "Pela conta dos que não contam" a escrita na escola e a crítica ao consenso

    Thomas Massao Fairchild, Natália Moraes Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79512
  • ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA IMAGENS DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM DISSERTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE MESTRADO EM REDE NACIONAL

    Luiza Helena Oliveira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80264
  • Arquivos pedagógicos, leitura e escrita: uma proposta para o ensino fundamental.

    Fernanda Cruz de Oliveira Garcia, Andréa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.81135

Resenhas

  • Encontros com professoras-pesquisadoras: educação, práxis e discurso

    Fernanda Moraes D'Olivo, Milene Maciel Carlos Leite
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80299
  • MURRAY, Roseana & Amorim, William. Balaio de felicidades. Itapira: Estrela Cultural, 2023, p.1-42

    Rafael Santana
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2023.80166