Formação de professores de língua inglesa em tempos de neoliberalismo: desafios e (res)significações na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94393Resumo
Os espaços de educação continuada para professores de Língua Inglesa podem enriquecer a formação inicial e contribuir para a aproximação entre universidade e escola. Esse vínculo entre as instituições se consolida e se amplia por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão (TELLES, 2002; MATEUS, 2009; REIS et al., 2019). Os graduandos, por exemplo, ao passar por esses espaços, podem ir além da sala de aula da graduação e passar por experiências que lhes permitem (re)construir seus fazeres, seus saberes e suas identidades profissionais como futuros professores. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os dizeres de monitores egressos dos projetos: EDUCONLE, ConCol e UNISALE, a fim de identificar efeitos do discurso neoliberal na formação desses sujeitos. Para isso, adotamos os seguintes instrumentos metodológicos para a formação do nosso corpus: narrativas autobiográficas escritas/orais; entrevistas semiestruturadas e arquivos dos projetos. Os resultados apontam que os discursos dos monitores revelam tensões entre a lógica neoliberal — marcada pelo individualismo, competitividade e mercantilização — e a busca por experiências coletivas e formativas que ressignificam a prática docente. Desse modo, os projetos de extensão universitária cumprem papel fundamental na formação inicial, permitindo ao futuro professor perceber a docência como processo contínuo, dialógico e socialmente comprometido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
