A constituição do sujeito professor-pesquisador em dissertações do PROFLETRAS: tessituras discursivas

Autores

  • Francisca Lucélia Saldanha de Sá Pereira Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94239

Resumo

O estudo analisa a constituição do sujeito professor-pesquisador em dissertações do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). De modo, específico, examina-se excertos extraídos da seção de intervenção pedagógica presente no capítulo metodológico de cinco dissertações realizadas em uma unidade do referido programa no âmbito de uma instituição pública de ensino superior da região Nordeste. O referencial teórico do Círculo de Bakhtin norteia a investigação, notadamente a partir de noção de discurso de outro. A pesquisa classifica-se como descritivo-interpretativa de natureza qualitativa. A análise dos excertos indica que o sujeito professor-pesquisador se forma por meio de uma trama de vozes, oriundas de diferentes campos de atuação, tecidas por linhas dialógicas dos referenciais teórico-metodológicos – que aparecem textualmente –; e dos alunos, dos colegas de profissão, da escola, do ambiente stricto sensu – que podemos depreender discursivamente dos excertos estudados. Em suma, esse sujeito professor-pesquisador busca, a partir dessa heterogeneidade de vozes, mudanças para o ensino de língua.

 

Biografia do Autor

Francisca Lucélia Saldanha de Sá Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do norte. Docente da educação básica da rede estadual do Ceará. 

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura