Leitura, linguagem e produção textual: concepções e diálogos com a formação docente

Autores

  • Adriana Cristina Lopes Goncalves Mallmann UERJ
  • Angélica de Oliveira Castilho Pereira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ
  • Alexandre Xavier Lima Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94030

Resumo

O presente artigo visa discutir a partir de concepções de ensino de leitura, de aspectos linguísticos e de produção textual práticas docentes a fim de contribuir para a formação docente. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, visando refletir sobre ensino de língua portuguesa e motivar licenciandos e docentes a buscarem caminhos pautados em uma abordagem interacionista em que o estudante é sujeito na construção de conhecimentos. Uma proposta metodológica para produção de material didático será compartilhada e comentada, mostrando opções e salientando que tais diretrizes têm conduzido a resultados positivos em sala de aula. Teóricos como Faraco (2008), Freire (1989), Kleiman (1989), Geraldi (1999), Perini (2009), Travaglia, (2009), Callou (2009), Marcuschi (2010), Bezerra (2010), Bagno (1999), Schneuwly, Dolz (2004), Pécora (1999), Dell´Isola (2007), Koch; Elias (2015) são parte da base que tomamos para discussões. 

Biografia do Autor

Angélica de Oliveira Castilho Pereira, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

Possui graduação em Letras (Português e Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1995, mestrado em Letras (Letras Vernáculas: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1999 e doutorado em Letras (Letras Vernáculas: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006. Ministrou cursos de extensão no período de 2002 a 2005 na UFRJ. Foi pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura (NIELM-FL/UFRJ/CNPq), grupo de pesquisas certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq de 2006 a 2012 e retornou ao grupo em 2023. Coordena o grupo de pesquisa Literatura Infantojuvenil e Letramento desde 2010. Faz parte como pesquisadora do Interação, Texto e Gramática (INTEGRA/UERJ) desde 2017, do Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (EnLIJ/UERJ/CNPq) desde 2020. Membro do projeto de extensão Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ (NELIJ-UERJ) desde 2020. Faz parte do projeto de extensão Jornal na Escola do CAp-UERJ desde 2018 e está na coordenação desde 2024.Foi professora titular da Faculdade CCAA (de 2008 a 2014), fez parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras da instituição, executando atividades acadêmicas diversas: orientação de monografia, supervisão de estágios na Educação Básica, orientação pedagógica de práticas relacionadas à docência superior, pesquisas, produção de livros, correção e elaboração de exames de seleção, além de ministrar aulas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Linguística Aplicada e Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Professora de Língua Portuguesa e Literatura na SEEDUC de 1998 até 2016, na Escola Estadual de Ensino Supletivo Pará e no Colégio Estadual Visconde de Cairu. Professora de Língua Portuguesa no ISERJ (FAETEC) de 2014 até 2016. Professora de Literatura Universal, Teoria da Literatura, Literatura Infantojuvenil, Práticas Pedagógicas em Letras: Avaliação de Textos e Literatura Comparada na Universidade Castelo Branco (UCB) em 2018. Desde 2016, é professora adjunta na Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e na graduação na UERJ, ministrando aulas de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Ainda no CAp-UERJ, exerceu os cargos de Coordenadora de Língua Portuguesa em 2018 e 2019, de Coordenadora de Estágio de março de 2020 a maio de 2022, de Coordenadora de Graduação de maio de 2022 agosto de 2022. Desde agosto de 2024, está no cargo de subchefe do Departamento de Línguas e Literatura do CAp-UERJ desde agosto de 2024.

Alexandre Xavier Lima, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

Bacharel e Licenciado em Português-Literaturas (2007), Mestre (2010) e Doutor (2014) em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua nas áreas de Crítica Textual, Historiografia Linguística, Linguística Histórica e Ensino. Faz parte do grupo de pesquisa A Gramatização no Brasil: Língua e Construção da Nacionalidade: 1820 a 1930. Nesse grupo, investiga a formação do pensamento gramatical brasileiro e seu impacto no ensino entre o Império e a República, em obras gramaticais de valor sócio-histórico presentes no acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Tem experiência docente na rede particular de ensino, nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, na rede estadual e na graduação da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ); nessa instituição, vem se dedicando ao estudo e à aplicação de metodologias voltadas para o ensino da língua materna, seja para o atendimento ao ensino básico, seja para formar novos docentes. Da sua experiência docente, tem refletido sobre o processo de escolarização da literatura, fazendo parte do grupo de pesquisa EnLIJ, Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas; e do projeto Literatura Infantojuvenil e Letramento. Destaca-se, inclusive, a sua participação na Comissão de Avaliadores de Obra Literárias - PNLD 2018 e PNLD 2020. Tem pesquisado sobre os multiletramentos a partir de gêneros do cotidiano. Por isso, desde 2018, é membro do projeto de extensão Jornal na Escola, que propõe o desenvolvimento de habilidades discursivas e a integração entre escola e comunidade por meio da produção de jornal escolar. Por essa iniciativa, passou a integrar o grupo de pesquisa LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência, voltado para ações transdisciplinares que aproximem ensino e tecnologias. Coordena o projeto de pesquisa Os Gêneros Jornalísticos em Práticas Pedagógicas, mapeando e subsidiando ações docentes a partir do trabalho com o texto. Paralelamente, é coordenador de editoração do selo editorial do CAp-UERJ / NEPE, responsável pela implementação das linhas editoriais que incentivam a circulação de conhecimento; e pela criação do projeto de extensão Práticas de Editoração ao Alcance que visa orientar autores sobre os caminhos da publicação e divulgação de obras acadêmicas. Além disso, tem apresentado trabalhos em vários simpósios, seminários e congressos, por onde procura divulgar sua experiência com a edição de folhetins oitocentistas, a inserção de escritores brasileiros através do rótulo Folhetim, a gramatização nos oitocentos e as estratégias de letramento literário a partir de gêneros jornalísticos. alexandrexl@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura