ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLACOMUNIDADE : A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO CENTRALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46750

Palavras-chave:

Educação de jovens, Representações Sociais, Escola-Comunidade, Escola pública, Ensino Médio

Resumo

Baseados na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, Jodelet e Abric), buscamos conhecer melhor o que/como pensam estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, situadas no Estado do Rio de Janeiro, sobre a relação escolacomunidade (entre os anos de 2008 e 2011). Os instrumentos aplicados forneceram informações sobre os processos que influenciam as concepções comunitárias e as relações com a escola. Analisamos que as representações e práticas amoldam-se às dinâmicas socioculturais, modificando ou transgredindo regras estabelecidas. A Educação tem centralidade nas representações. Idealizada ou não, como base, salvação, elo, fonte, meta, boa escolha, esforço, emancipação e direito. Articula-se à ajuda, à comunicação, aos alunos, ao professor e ao respeito na relação escolacomunidade, integrando e relacionando a experiência escolar às demais experiências. Tal centralidade sugere pensar em territórios educativos e não meramente escolares, ressignificando o trabalho escolar.

Biografia do Autor

Lincoln Tavares Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Graduação Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990/1992). Atuou como docente nas redes públicas Municipal e Estadual do RJ. É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Especializou-se em Políticas Territoriais do Estado no Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ (Mestrado profissional - Avaliação 4 CAPES), na Linha de Pesquisa de Memórias e Representações Sociais em Ambientes e Comunidades Escolares do Grupo de Pesquisa em Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Silva, L. T. (2019). ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLACOMUNIDADE : A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO CENTRALIDADE. E-Mosaicos, 8(19), 25–42. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46750

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE