IMAGENS, ESCRITAS E TEXTOS PARA A FORMAÇÃO PARTICIPATIVA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4384Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4384
Neste texto reflito sobre vivências de/em formação de professores numa trajetória que trilhei ao longo dos últimos anos, incorporando, de forma efetiva, a linguagem visual às minhas práticas docentes cotidianas. Neste trabalho, destaco duas experiências de minha carreira como professor. Elas se deram em espaçostempos (conforme nos realçam os pesquisadores do cotidiano escolar) diferenciados e complementares. No primeiro, estava eu como docente e pesquisador interessado em articular o uso das imagens às minhas práticas e a pesquisas, vivendo predominantemente processos de aprendizagem e formação. Além de mim, outros sujeitos, de formações variadas e também em formação, participaram ativamente de atividades propostas, conjugando processos de produção de conhecimentos por meio das imagens. Na outra experiência, um ano depois, era eu sujeito deste processo, a colaborar com outros docentes, ministrando curso de formação continuada para professores da rede municipal do Rio de Janeiro. Ambas foram experiências de trocas profundas, marcadas por momentos múltiplos de ensinaraprender, vividos indistintamente por mim, por outros sujeitos e pelos docentes envolvidos. Tomo como fundamentos os constructos teóricos a respeito da linguagem e cultura visual, considerendo a análise da representação imagética e da pesquisa sobre a imagem como fonte de conhecimento. Associo outro constructo referente à Teoria das Representações Sociais, conforme sua configuração nos estudos de Serge Moscovici e Denise Jodelet. A partir de um conjunto de imagens e representações extraídas em diferentes situações cotidianas, proponho reflexões, cujas temáticas voltam-se para a possibilidade de construção de um novo pensamento no que se refere ao papel dos grupos, nos seus contextos socioambientais e sócio-educativos, ambos inseridos na sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.