CORRESPONDÊNCIA ENTRE A PERCEPÇÃO MATERNA E O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES

Autores

  • Luana da Silva Baptista Arpini Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (SESA/ES)
  • André Fiorin Arpini Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica
  • Gláucia Figueiredo Justo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Geovane Carlos Barbosa Faculdade do Centro Leste - UCL
  • Luciane Bresciani Salaroli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria del Carmen Bisi Molina Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15116

Palavras-chave:

percepção, estado nutricional, saúde escolar, criança.

Resumo

Introdução: A percepção materna do estado nutricional do filho (PM), quando discordante do estado nutricional diagnosticado (EN), pode propiciar distúrbios nutricionais. Objetivo: Avaliar a correspondência entre a PM e o EN de escolares, bem como os fatores associados. Métodos: Amostra de 518 escolares de 7 a 10 anos. Foram coletados dados antropométricos para diagnóstico do estado nutricional pelo índice de massa corporal (IMC) e dados socioeconômicos e percepção materna, por meio de entrevista com as mães. Foram aplicados os testes de Kappa ajustado pela prevalência (k) para verificar a concordância entre a PM e o EN, qui-quadrado e exato de Fisher para determinar as diferenças de proporções, e a regressão logística multinomial para ajuste entre as variáveis associadas. Resultado: Foram encontradas maior e menor concordâncias entre PM e EN para magreza e obesidade. Escolares do sexo masculino e aqueles cujas mães se preocupam com o peso têm mais chance de serem percebidos como “abaixo do peso”. Conclusão: Foi encontrada concordância substancial entre o estado nutricional e a percepção materna.

DOI: 10.12957/demetra.2015.15116

 

 

Biografia do Autor

Luana da Silva Baptista Arpini, Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (SESA/ES)

Nutricionista no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (secretaria estadual de saúde do Espírito Santo), Especialista em Saúde Coletiva  pela EMESCAM e Mestre em Saúde Coletiva na área de concentração de Epidemiologia pela UFES.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Arpini, L. da S. B., Arpini, A. F., Justo, G. F., Barbosa, G. C., Salaroli, L. B., & Molina, M. del C. B. (2015). CORRESPONDÊNCIA ENTRE A PERCEPÇÃO MATERNA E O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(4), 891–904. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15116

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE