Construção, desenvolvimento e avaliação de ações educativas via Mobile Health com foco na redução do consumo de sódio em uma instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.49720Palavras-chave:
Alimentação Saudável. Comportamento Alimentar. Dispositivo Móvel. Educação em Saúde.Resumo
Objetivo: Descrever o processo de construção e desenvolvimento de ações educativas via mHealth para redução de sódio e realizar avaliação do ponto de vista do receptor. Método: Estudo de intervenção com 155 adultos (20-59 anos) de uma instituição de ensino em Vitória-ES. Os participantes foram contatados por exposição a banner, convite face to face e mídia eletrônica. Após primeira coleta de dados, os participantes foram randomizados em dois grupos: Intervenção (GI) e Controle (GC). Dados socioeconômicos, de saúde e práticas alimentares foram obtidos antes e após a intervenção. Foram elaboradas 21 mensagens e três vídeos focados na redução de sódio, enviadas por aplicativo WhatsApp® ou e-mail, durante três meses. Testes adequados, segundo o delineamento da amostra, foram aplicados utilizando o software SPSS 23, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: Na linha de base, não foram observadas diferenças significativas entre grupos de alocação. Cerca de 70% dos participantes do GI relataram que as mensagens foram úteis, claras e objetivas; 50% relataram que as mensagens ajudaram a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e 47% disseram que seguiram as sugestões propostas. Mais de 60% do GI relataram que adotaram hábitos alimentares mais saudáveis, enquanto no GC as respostas foram associadas à prática de “dietas da moda”. Esses resultados mostram a importância da utilização de ações educativas baseadas em conhecimento científico e na adoção de práticas alimentares saudáveis. Conclusão: A maioria dos participantes identificou a estratégia mHealth como de fácil compreensão e útil, bem como foram mais expostos à informação sobre alimentação saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.