INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS E FATORES ASSOCIADOS: UM ESTUDO EM POLICIAIS CIVIS DE VITÓRIA-ES, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21458Palavras-chave:
Polícia. Estado nutricional. Hábitos alimentares. Saúde do trabalhador. Condições de trabalho.Resumo
A sociedade moderna tem passado por alterações nos padrões alimentares e comportamentais, influenciando negativamente a saúde do trabalhador, como no caso de policiais civis, contribuindo com o adoecimento e o comprometimento do estado nutricional neste grupo. O estudo teve como objetivo investigar indicadores antropométricos (Índice de Massa Corporal – IMC e Circunferência de Cintura – CC) e sua relação com fatores sociodemográficos, laborais e de hábitos alimentares em policiais civis de Vitória/ES. Utilizou-se metodologia quantitativa e transversal, com 133 policiais, com idade entre 25 e 65 anos, de ambos os sexos, que trabalhassem na região da Grande Vitória/ES, selecionados de forma aleatória. Foram realizados testes qui-quadrado e regressão logística multivariada para as variáveis que apresentaram significância estatística de até 20%. Constatou-se alta prevalência de excesso de peso (64,3%; n = 83), o IMC se relacionou com classe econômica elevada, sexo masculino, considerar o trabalho estressante e hábito de realizar café da manhã fora do lar, e a CC se associou à idade superior a 40 anos. Ressalta-se a importância da avaliação antropométrica em policiais civis, a fim de identificar fatores associados à inadequação do estado nutricional.
DOI: 10.12957/demetra.2016.21458
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.