ESTADO NUTRICIONAL, ATIVIDADE FÍSICA E TEMPO DE TELA EM ESCOLARES DE 7-10 ANOS: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO EM VITÓRIA-ES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22030Palavras-chave:
Criança. Estudos de Intervenção. Atividade Motora. Sobrepeso.Resumo
Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de educação em saúde sobre o estado nutricional, a prática de atividade física e o tempo de tela em escolares na faixa etária de 7 a 10 anos. Metodologia: Trata-se de um estudo de intervenção, realizado com escolares matriculados em duas escolas públicas, denominadas grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). A coleta de dados foi feita antes e após a intervenção usando os mesmos protocolos. Medidas antropométricas e informações sobre hábitos de vida foram coletadas nos momentos inicial e final. Na escola Intervenção foram realizadas 11 oficinas educativas versando sobre alimentação saudável e prática de atividade física. Foram utilizados testes estatísticos para avaliação das diferenças entre e intragrupos, p<0,05 e programa SPSS 18.0. Resultados: De 215 escolares, 136 (63,3%) pertenciam ao GI e 79 (36,7%) ao GC; a maioria, à classe socioeconômica C e raça/cor não branca. Cerca de um terço dos escolares apresentavam sobrepeso ou obesidade no momento inicial. Ao final do estudo, em ambos os grupos, foi observado aumento significativo de peso, estatura, índice de massa corporal e perímetro da cintura, embora o percentual de excesso de peso não tenha aumentado. Houve redução significativa do tempo de tela no GI (p<0,023) após intervenção. Conclusão: As alterações das medidas antropométricas são esperadas devido ao momento em que os escolares se encontram, porém o programa de educação em saúde impactou positivamente na prevenção de novos casos de excesso de peso e na redução do tempo de tela.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22030
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