JOVENS, ESCOLA E TRABALHO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14368Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14368
Este trabalho parte dos sentidos atribuídos por jovens, estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), às suas trajetórias escolares. Esses jovens reúnem a experiência de terem estudado em escola pública quando crianças, saído e retornado na EJA. Para analisar a relação estabelecida com o mundo do trabalho, partimos de questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Investigamos a inserção desse grupo em atividades laborais e em quais condições isso ocorre (formal ou informal). Consideramos, também, as respostas atribuídas pelos estudantes às perguntas sobre os motivos de saída da escola e de retorno aos espaços escolares. Reconhecemos que a escola pública é significativa para eles e que o trabalho se apresenta como justificativa para os motivos de saída e de retorno. Sobre as condições de trabalho, a minoria está inserida no mundo do trabalho, contudo, em maioria, no contexto da informalidade.
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