JOVENS, ESCOLA E TRABALHO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14368

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14368

Este trabalho parte dos sentidos atribuídos por jovens, estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), às suas trajetórias escolares. Esses jovens reúnem a experiência de terem estudado em escola pública quando crianças, saído e retornado na EJA. Para analisar a relação estabelecida com o mundo do trabalho, partimos de questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Investigamos a inserção desse grupo em atividades laborais e em quais condições isso ocorre (formal ou informal). Consideramos, também, as respostas atribuídas pelos estudantes às perguntas sobre os motivos de saída da escola e de retorno aos espaços escolares. Reconhecemos que a escola pública é significativa para eles e que o trabalho se apresenta como justificativa para os motivos de saída e de retorno. Sobre as condições de trabalho, a minoria está inserida no mundo do trabalho, contudo, em maioria, no contexto da informalidade.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Fernandes, A. da P. (2014). JOVENS, ESCOLA E TRABALHO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS ATRIBUÍDOS. E-Mosaicos, 3(6), 59–71. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14368

Edição

Seção

ARTIGOS

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