SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO LIVRO DIDÁTICO

Authors

  • Cheila Dias Santos Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.39719

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Livro Didático, Representações Sociais.

Abstract

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo, município localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa aborda a importância e o uso do Livro Didático (LD) para esses sujeitos.Para isso, a pesquisa procurou investigar os sentidos atribuídos pelos estudantes do Grupo I, Fases 1 e 2 dessa modalidade a esse recurso didático de forma geral e, concomitante,  também a questão da aplicabilidade do LD “EJA Moderna , volume I, do Programa Nacional do Livro Didático para a EJA (PNLD/EJA) adotado por essa rede de ensino. A pesquisa assim configurada traz o entendimento de que para suprir as necessidades dos educandos e efetivamente cumprir o seu papel de formação e informação é necessário que o LD seja concebido considerando-se que os conteúdos nele presentes estejam contextualizados de acordo com o contexto social do aluno,com vistas à aquisição dos bens socioculturais, leia-se, à cultura letrada a que todo cidadão tem direito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cheila Dias Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo

Mestra em Ensino da Educação Básica (PPGEB / CAp-UERJ); professora da rede municipal de educação de São Gonçalo.

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação (UFF); Especialista na Área de Educação de Jovens e Adultos (UFF); Pedagoga (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ. Pesquisadora da Área de Educação para Pesosas Jovens e Adultas e Formação de Professores.

Published

2019-02-20

How to Cite

SANTOS, Cheila Dias; FERNANDES, Andrea da Paixão. SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO LIVRO DIDÁTICO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 16, p. 223–233, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.39719. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/39719. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>