SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.39719Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Livro Didático, Representações Sociais.Resumo
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo, município localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa aborda a importância e o uso do Livro Didático (LD) para esses sujeitos.Para isso, a pesquisa procurou investigar os sentidos atribuídos pelos estudantes do Grupo I, Fases 1 e 2 dessa modalidade a esse recurso didático de forma geral e, concomitante, também a questão da aplicabilidade do LD “EJA Moderna , volume I, do Programa Nacional do Livro Didático para a EJA (PNLD/EJA) adotado por essa rede de ensino. A pesquisa assim configurada traz o entendimento de que para suprir as necessidades dos educandos e efetivamente cumprir o seu papel de formação e informação é necessário que o LD seja concebido considerando-se que os conteúdos nele presentes estejam contextualizados de acordo com o contexto social do aluno,com vistas à aquisição dos bens socioculturais, leia-se, à cultura letrada a que todo cidadão tem direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.